AdSpace

Últimas

terça-feira, 9 de maio de 2017

BROTAS DE MACAÚBAS: COMO ACIONAR O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)

Após 5 anos de inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Brotas de Macaúbas muitas pessoas ainda sentem dificuldade em acionar o serviço e entender como funciona: Vamos a alguns pontos importantes:
O SAMU 192 está disponível para a população em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel. O serviço reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que podem prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas.

Em Brotas de Macaúbas, muitas pessoas ainda acreditam que, ao ligar para o 192, número disponível para acionar o serviço, a ligação é direcionada para a Base Local, atualmente localizada na Praça Dr. João Borges. Não ocorre dessa forma!

Ao discar 192, a ligação é direcionada à central de regulação localizada na cidade de Barreiras. O Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) é quem atende a ligação que fará as perguntas para iniciar o socorro. Neste momento é importante estar junto à vítima. Para o atendimento é essencial que o médico regulador, tenha o mínimo de informação necessária para estabelecer o grau de risco daquela pessoa, de modo que possa definir qual tipo de equipe e veículo será encaminhado para o local, pois existem tipos diferentes de ambulância para atendimento das chamadas”. A USB (Unidade de Suporte Básico) e a USA (Unidade de Suporte Avançado) Esta última localizada em Ipupiara a 31 quilômetros de Brotas. 
No caso específico de Brotas de Macaúbas, como a grande maioria da Zona Rural não possui telefone fixo ou sinal de celular, mas em grande parte dela já existem sinal de internet, é interessante que os membros da comunidade tenham contato com alguma pessoa da sede, de preferência que trabalha ou tenha contato com alguém da saúde, afim de passar as informações de forma clara e de modo responsável. Com isso é imprescindível que, a pessoa embora longe da vítima, receba as informações com clareza para poder repassar à central de regulação. Importante salientar que, ao procurar a Base do SAMU local, fato que acontece com frequência, a pessoa esteja calma e entenda que a equipe não pode sair de imediato sem a autorização da central de regulação. De lá mesmo será feito o contato e assim a equipe estará apta a seguir para o local da ocorrência...

Imagens Ilustração da Internet:
Brotas, 09/05/2017


BROTAS DE MACAÚBAS: COMO ACIONAR O  SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: COMO ACIONAR O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)
  • Postado por :
  • Data : 15:27
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top