AdSpace

sábado, 17 de junho de 2017

BROTAS DE MACAÚBAS: MATA DO BOM JESUS - COMUNIDADE DE FÉ E TRADIÇÃO

Essa publicação tem o oferecimento de:
Aniceto Andrade - Auristélia Sodré - Gilmar Gomes - José Carlos Maurício - Otávio Rodrigues - Romário Barreto - Romeu Rodrigues.
A Mata do Bom Jesus pertence a Brotas de Macaúbas na Bahia e fica a aproximadamente 25 quilômetros da sede do município.
A comunidade surgiu no final do século XIX e logo veio a construção da capela dedicada ao Senhor Bom Jesus em 1907, sendo concluída em 1922. Em 2003, a Igreja passou por uma importante reforma se tornando uma das mais belas de toda região. O Bom Jesus é seu grande padroeiro, comemorado com a realização do novenário entre 28 de julho 05 de agosto, com celebrações e leilões, período que a comunidade recebe muitos conterrâneos e visitantes. 

Os festejos religiosos finalizam com a Missa no dia 06 de agosto, com Procissão e Benção do Santíssimo Sacramento. Durante todo esses dias, além da parte religiosa, a comunidade realiza festas com tocadores da região e nos dois últimos dias , 05 e 06 de agosto, grandes atrações musicais também se apresentam na comunidade. Em 2007 os matenses realizaram uma linda festa em comemoração ao seu centenário e este ano de 2017 os organizadores se preparam mais uma vez para comemorar em grande estilo os 110 anos da comunidade.

Ainda na vida religiosa, celebra-se o 02 de fevereiro, dia da apresentação do Senhor, o Menino Jesus, no templo ao Velho Simeão. Também traz o título de Nossa Senhora da Guia. O Matense é um povo extremamente religioso que comemora também São Francisco, Santa Luzia e a vida no dia-a-dia dos trabalhos comunitários como cultos, suas pastorais, e movimentos religiosos.

A Matinha como é tratada carinhosamente pelos mais íntimos, é uma terra de gente humilde e trabalhadora. Quem já teve a honra de conhecer o lugar, seja no período de festa ou não, sempre tem vontade de retornar, pois terão a certeza de que serão muito bem recebido. Um povo extremamente descontraído e acolhedor, faz com que as pessoas, mesmo vindo de longe, se sintam em casa quando estão na comunidade de Mata do Bom Jesus.
Mata do Bom Jesus - Comunidade de Fé e Tradição.

Assistam vídeo aéreo da comunidade feito no mês de maio de 2017

 Assistam também pelo Youtube em Alta definição CLICANDO AQUI selecionando a opção HD em configurações...

Fotos...































Texto: Comunidade de Mata/BN
Fotos/Vídeo - Luciano Filmagens
Brotas, 17/06/2017

BROTAS DE MACAÚBAS: MATA DO BOM JESUS - COMUNIDADE DE FÉ E TRADIÇÃO
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: MATA DO BOM JESUS - COMUNIDADE DE FÉ E TRADIÇÃO
  • Postado por :
  • Data : 12:38
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top