AdSpace

terça-feira, 7 de novembro de 2017

IPUPIARA: MUNICÍPIO É O QUE MAIS CRESCE EM TODA REGIÃO.

Não apenas no campo político, Ipupiara é uma cidade que vem se destacando em relação às demais cidades do mesmo porte em todo estado, tanto nos avanços proporcionados pela administração municipal, quanto nos investimentos da iniciativa privada. 


Além de empreendedores de Ipupiara, investidores de diversas partes do país vem apostando no potencial do município e acreditando no sucesso de seus empreendimentos em vários segmentos. É o caso do Parque de Energia Solar que está funcionando em fase de teste no Axuré, zona rural do município. Outros grandes empreendimentos que estão em andamento no município, são os parques de energia eólica, onde a energia é gerada através do vento por meio de equipamentos de alta tecnologia, os chamados aerogeradores. Fonte de energia com menor impacto ambiental e que faz parte da infraestrutura elétrica em mais de oitenta países.
Nesse aspecto, Ipupiara tem o terceiro melhor vento da Bahia, motivo pelo qual despertou interesses de grande empresas. 


Esse crescimento reflete diretamente no número de empregos formais (com carteira assinada), onde Ipupiara leva grande vantagem em relação aos municípios vizinhos nesse quesito, como mostra os números do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo o referido ministério, em relato publicado no mês de Janeiro de 2017, em Ipupiara, consta um total de 314 empregos com carteira assinada, enquanto em Brotas de Macaúbas, município que fica a 30 quilômetros, apenas 84 empregos formais. Em Barra do Mendes, 286, Gentio do Ouro 147 e Morpará com 43 empregados com carteira assinada. Importante ressaltar, que dentre os municípios citados, Ipupiara é o que recebe o menor recurso do Fundo de Participação do Municípios (FPM)


Por conta desse cenário de destaque, a instalação de novas empresas teve uma crescente significativa nos último meses.  Dentre elas, uma empresa de grande porte, está com uma base montada na cidade de Ipupiara, gerando emprego e renda e fortalecendo a economia do município e de toda região. A ENGELMIG, empresa de referência nacional em serviços especializados em construção e manutenção de linhas de transmissão, distribuição e subestações, além de manutenção em linhas energizadas – Linha Viva. Na região de Ipupiara, atualmente está com dois grande canteiros de obras trabalhando em linhas de transmissões para escoamento de produção dos parques de energias eólicas que estão sendo implantados no município. A empresa está trabalhando numa extensão de rede de aproximadamente 80 quilômetros. 
Segundo Fernando Rogério Oliveira, supervisor de obra na região, atualmente a empresa conta com 182 funcionários com previsão de aumento para 240 nos próximos meses, onde será iniciada a montagem da linha transmissão com capacidade de 230 kv para chegada da energia na subestação de Brotas de Macaúbas, na região do cocal. 


Comércio e Prestação de Serviços
Além do comércio local, a feira livre é destaque em toda região, onde várias pessoas saem de municípios vizinhos como Brotas de Macaúbas, Gentio do Ouro, Oliveira dos Brejinhos e Morpará, para fazerem compras em Ipupiara. Muitas pessoas destacam que em Ipupiara, os comerciantes oferecem melhores preços e condições de pagamentos, comparando até mesmo a cidades de médio porte. O fato é que o Ipupiarense é um povo empreendedor e que tem uma cultura de permanecer no município, para investir em sua terra, pois ao longo dos último anos, dados do IBGE comprovam que a população de Ipupiara cresceu, ao contrário de demais cidades vizinhas onde a população vem diminuindo. 


Outra grande empresa que vem contribuindo há mais de 20 anos, genuinamente Ipupiarense, são as Lojas 2000. Atualmente com um total de 153 funcionários com carteira assinada, espalhados pelas 13 lojas, sob o comando do empresário Ascir Leite, o empreendimento tem levado desenvolvimento e geração de emprego e renda em Ipupiara e diversas cidades da Chapada e Oeste da Bahia. A rede de lojas de eletrodoméstico é destaque no que se refere a qualidade de seus produtos, preços e condições de pagamentos. 


O Supermercado Santos 2000, um dos maiores do seguimento na região, com mais de sessenta (60) funcionários, contribui para que a economia do município seja ainda mais forte.


Um das obras que terá grande visibilidade e uma das mais aguardadas em Ipupiara está em andamento. Um Shopping Center que está sendo construído no centro da cidade. O empreendimento tem gerado grande repercussão não apenas em Ipupiara, mas também na região. Trata-se de um empreendimento arrojado e moderno, estruturado em 4 pavimentos que se conectam por circulação vertical de escadas rolantes entre o térreo e o primeiro pavimento além de escada de concreto entre o térreo e os demais pavimentos.

No pavimento térreo, desenhado para comportar 32 espaços destinados à lojas, boutiques e lanchonetes e distribuídos ao longo de um eixo longitudinal coberto, que ligará a Praça da Igreja ao Largo das 5 esquinas.

A realização deste shopping, mostra a força comercial de Ipupiara. O empreendimento marcará a história do município, pois a região receberá pela primeira vez um edifício com estrutura de Shopping Center. Tal ação, estimulará e fortalecerá o polo comercial com estimativa de geração de 100 novos empregos diretos e 300 indiretos, além de tornar-se mais uma opção de lazer, de geração de novos postos de trabalho e oportunidade de negócios aos Ipupiarenses e visitantes.

Ricka Móveis - Mais um empreendimento de sucesso em Ipupiara. Empesa do Grupo 2000, especializada em fabricação de guarda-roupas e estofados, atualmente emprega mais de 30 funcionários com pretensão de aumento no quadro de empregados. 

[Veja vídeo]

Turismo Cultural
Os eventos festivos na cidade também é fator de grande destaque. As festas de Ipupiara tem atraído cada vez mais pessoas, como foi o caso do São João 2017 que, mesmo a Prefeitura realizando um evento de baixo custo, trouxe à Ipupiara, um público recorde que lotou a praça onde o evento aconteceu. 


No dia 22 de dezembro deste ano, mais uma vez a cidade espera um gigantesco público para prestigiar um dos maiores cantores de todo País. Amado Batista já é considerado o maior Show privado da história do Ipupiarense. O Evento é uma parceira da Diamantina FM, rádio local, juntamente com o Bloco Levemente Alterados. Mais uma amostra de que Ipupiara tem um grande potencial para realização de um evento de tamanha grandeza, cujos gastos para a realização, ultrapassará a marca de R$200 mil reais. 


Formação Acadêmica
Outro fator que ajuda diretamente nesse aspecto, está na formação acadêmica, onde a prefeitura tem se empenhado para trazer ao município cursinhos pré-vestibulares, além de cursos de nível superior como é o caso do Curso de Licenciatura em Educação física iniciado em setembro passado.

Incentivo - Administração Pública Municipal
Com o intuito de incentivar ainda mais o comércio local, e consecutivamente aumentar o poder aquisitivo da população regional, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei 008/2017, de autoria do Prefeito Ascir Leite, que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar em favor da comunidade de Ipupiara,  um imóvel localizado na zona urbana da cidade, com a finalidade de construção de casas populares, pequenos estabelecimentos comerciais/empresariais, além de pequenas indústrias. 

Esses foram apenas alguns aspectos que tornaram Ipupiara, uma cidade referência em todo região e com potencial de crescimento ainda maior para os próximos anos, onde a administração municipal, apesar da grande crise, tem empenhado bastante para realização e conclusão de diversas obras.

Fotos Reprodução/Divulgação
Brotas, 07/11/2017
.
IPUPIARA: MUNICÍPIO É O QUE MAIS CRESCE EM TODA REGIÃO.
  • Título : IPUPIARA: MUNICÍPIO É O QUE MAIS CRESCE EM TODA REGIÃO.
  • Postado por :
  • Data : 10:54
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top