AdSpace

segunda-feira, 9 de abril de 2018

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: TERCEIRO RESGATE CULTURAL E GASTRONÔMICO EM LAGOA QUEIMADA E PAJEÚ

O Terceiro Resgate Cultural e Gastronômico, realizado pelas comunidades de Lagoa Queimada e Pajeú, zona rural de Oliveira dos Brejinhos, aconteceu nos dias 07 e 08 de Abril de 2018. É a primeira vez que o evento é realizado em dois dias. No sábado, o primeiro encontro dos cavaleiros e amazonas foi o grande destaque do dia. Além de participantes das duas comunidades, vários pessoas da região também estiveram presentes.

A comitiva partiu em cavalgada de Pajeú à Lagoa Queimada. Trajeto de aproximadamente 3 quilômetros. Faixas homenageando os grandes vaqueiros das comunidades foram exibidas. "Não podemos esquecer jamais dessas pessoas que muito contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de nossa sofrida região do semiárido", diz Etevaldo, um dos organizadores da festa. "Graças a Deus nosso evento vem crescendo a cada ano. Prova disso, é que em 2018 tivemos que realizar em dois dias e isso nos deixa muito contentes", completa. 

No domingo, a programação começou logo cedo com a chegada das caravanas, vindas de diversas comunidades circunvizinhas, além de visitantes da sede e de municípios vizinhos. O dia foi de muitas apresentações culturais; peças teatrais, danças, encontro de sanfoneiros, palestras, além de várias barracas com comidas típicas, dentre outros. Destaque para os produtos da agricultura familiar. 

Para dona Ilda, de 61 anos, moradora da comunidade de Pajeú, o Resgate Cultura e Gastronômico, é uma excelente oportunidade para os agricultores expor seus produtos, que além de garantir renda para as comunidades, é uma época para reencontrar amigos e se divertir. "Aqui a gente vender nossas coisinhas e à noite ainda dançamos aquele "forrozin", brincou. 

Em ambos os dias, houve festa dançante num palco montado na área do evento. A estrutura ficou por conta de Kaian Sonoriação. Empresa brejinhense que trabalha no ramo de som e iluminação. Uma equipe do SAMU também deu apoio ao evento durante todo o dia de domingo. Estiveram presentes, autoridades como a vice-prefeita de Oliveira dos Brejinhos, a professora Francina e alguns secretários municipais. 


Um dos pontos altos da festa, é a apresentação do tear e da roda de braço, onde os moradores mostram como eram feitos os tecidos e a farinha de mandioca no passado. O Terceiro Resgate Cultural e Gastronômico de Lagoa Queimada e Pajeú, já entrou para o calendário das festas tradicionais de Oliveira dos Brejinhos e tem tudo para ser ainda maior em 2019. Na oportunidade, os organizadores agradecem todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do esse evento, em especial à seus patrocinadores.

PATROCINADORES
* Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)
* Secretaria de Desenvolvimento Rural
* Governo do Estado da Bahia
* Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos
* Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer
* Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável
* Silvinho
* MCS

Fotos...
























































































































































































Fotos: BN
Da Redação, 09/04/2018

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: TERCEIRO RESGATE CULTURAL E GASTRONÔMICO EM LAGOA QUEIMADA E PAJEÚ
  • Título : OLIVEIRA DOS BREJINHOS: TERCEIRO RESGATE CULTURAL E GASTRONÔMICO EM LAGOA QUEIMADA E PAJEÚ
  • Postado por :
  • Data : 16:11
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top