Na última terça-feira, 16 de Julho de 2019, o nosso querido município de Brotas de Macaúbas completou 141 anos de emancipação política. Entre seus filhos, o mais ilustre e conhecido internacionalmente é o geógrafo e professor Milton Santos. No entanto as glórias do passado estão esquecidas nas páginas da história. O aniversário do município não mereceu nenhuma moção, alias a última vez que a página oficial da Assembleia Legislativa da Bahia registrou uma homenagem a Brotas, pela passagem do seu aniversário, foi em 2004, quando a Deputada Kelly Magalhães propôs, na Assembleia Legislativa a moção de nº 16.558/2014, em homenagem a Brotas.

Para o historiador Wanderley Rosa Matos, "a celebração do aniversário do município é de grande importância para a formação da cidadania, da consciência e do dever cívico. O comprometimento como o amor à terra natal e reconhecer as pessoas que lutaram e lutam pelo município", diz Wandeley. O Historiador continua dizendo que "a reflexão que deve ficar, não é exatamente uma crítica ao esquecimento, é acima de tudo uma cobrança para que no futuro aproveitarmos a data para com orgulho de quem ama de verdade, homenagear nossa terra querida, e refletir em sua história os passos que precisaríamos dar no futuro”
A origem de Brotas de Macaúbas remonta ao início das buscas por pedras preciosas. Há registros de que foi nessa região onde se encontraram os primeiros diamantes na então província da Bahia. Nascido nas terras desbravadas pelo sertanista Romão Gramacho, na segunda metade do século XVIII, por várias vezes Brotas figurou no cenário político nacional. Primeiro quando nos debates entre o Coronel Militão Rodrigues Coelho e Horácio Matos. Na segunda década do século passado, disputas que envolveram cidades como Brotas, Barra do Mendes e Campestre (atual Seabra), entre outras. Mais recentemente, durante o período de governo militar, quando foi assassinado no povoado de Pintada, distrito de Ipupiara, o capitão Carlos Lamarca.
Fotos Reprodução
Da Redação, 18/07/2019
0 comentários:
Postar um comentário