AdSpace

quinta-feira, 18 de julho de 2019

BROTAS DE MACAÚBAS:ANIVERSÁRIO DE 141 ANOS - UM REGISTRO PARA A NOSSA REFLEXÃO


Na última terça-feira, 16 de Julho de 2019, o nosso querido município de Brotas de Macaúbas completou 141 anos de emancipação política. Entre seus filhos, o mais ilustre e conhecido internacionalmente é o geógrafo e professor Milton Santos. No entanto as glórias do passado estão esquecidas nas páginas da história. O aniversário do município não mereceu nenhuma moção, alias a última vez que a página oficial da Assembleia Legislativa da Bahia registrou uma homenagem a Brotas, pela passagem do seu aniversário, foi em 2004, quando a Deputada Kelly Magalhães propôs, na Assembleia Legislativa a moção de nº 16.558/2014, em homenagem a Brotas. 

Porém como cobrar dos nossos deputados, se em nossa cidade a celebração quase passa em branco? Poucas palavras foram ditas. apenas o Jornal da Manhã da TV Bahia, saudou Brotas pelo Aniversário,  e alguns deputados como Jacó e Afonso postaram uma homenagem nas redes sociais, além de algumas escolas, como o Colégio Nossa Senhora de Brotas, uma atividade envolveu professores, alunos e o historiador Wanderley Rosa Matos que realizou palestras e visitas aos casarões antigos da cidade. Além disto, a Maratona dos Cristais, a qual por si só não pode ser considerada uma homenagem, pois nenhuma menção a data foi registrada, nem em faixas, nem em material publicitário, cartazes enfim, nem um simples bolo, o nosso município não teve direito, e os organizadores não lembraram de cantar com o povo, o tradicional parabéns, neste ano de 2019. Até mesmo a Câmara de Vereadores, que em outras ocasiões promoveu audiências públicas, que tiveram grande participação popular, deixou a data passar em branco.


Para o historiador Wanderley Rosa Matos, "a celebração do aniversário do município é de grande importância para a formação da cidadania, da consciência e do dever cívico. O comprometimento como o amor à terra natal e reconhecer as pessoas que lutaram e lutam pelo município", diz Wandeley. O Historiador continua dizendo que "a reflexão que deve ficar, não é exatamente uma crítica ao esquecimento, é acima de tudo uma cobrança para que no futuro aproveitarmos a data para com orgulho de quem ama de verdade, homenagear nossa terra querida, e refletir em sua história os passos que precisaríamos dar no futuro”


A origem de Brotas de Macaúbas remonta ao início das buscas por pedras preciosas. Há registros de que foi nessa região onde se encontraram os primeiros diamantes na então província da Bahia. Nascido nas terras desbravadas pelo sertanista Romão Gramacho, na segunda metade do século XVIII, por várias vezes Brotas figurou no cenário político nacional. Primeiro quando nos debates entre o Coronel Militão Rodrigues Coelho e Horácio Matos. Na segunda década do século passado, disputas que envolveram cidades como Brotas, Barra do Mendes e Campestre (atual Seabra), entre outras. Mais recentemente, durante o período de governo militar, quando foi assassinado no povoado de Pintada, distrito de Ipupiara, o capitão Carlos Lamarca.

Fotos Reprodução
Da Redação, 18/07/2019

BROTAS DE MACAÚBAS:ANIVERSÁRIO DE 141 ANOS - UM REGISTRO PARA A NOSSA REFLEXÃO
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top