AdSpace

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

BROTAS DE MACAÚBAS: PROBLEMAS ESTRUTURAIS VOLTAM A APARECER APÓS FORTE CHUVA

A Chuva é sempre celebrada pelo povo nordestino e em Brotas de Macaúbas não é diferente!

Bastam alguns dias de chuva para o cenário mudar completamente, as matas ficam verdes, os tanques ficam cheios e a chuva em si, traz não só a renovação da vegetação, como também a alegria estampada no rosto de cada um. Em Brotas, antes mesmo do fim da chuva, muitos espectadores correm para o açude na entrada da cidade, para apreciar a beleza do local e comemorar o aumento no volume de água. Porém, nesta temporada, alguns problemas voltam a aparecer, sobretudo no que se refere à pavimentação de algumas ruas. 

No centro da cidade, a rua mais afetada é a Travessa Sargento Carmelito Barbosa, pois quando a chuva é forte, a rua parece um rio e a força da enxurrada leva parte do calçamento, formando algumas crateras. Em algumas ocasiões, a força da água chega a danificar a tubulação do esgoto, e o que seria uma grande alegria para o brotense, passa a ser uma preocupação. Nos últimos anos, após a chuva que é celebrada pelos moradores, a equipe da prefeitura precisa se movimentar para reparar o estrago. Na manhã de hoje por exemplo, já haviam funcionários no local, na expectativa de poder trabalhar, mas de olho na previsão do tempo. Mais chuvas podem cair a qualquer momento...

De acordo com Engenheiro Sanitarista, Jonatas Sodré, uma das medidas que poderia solucionar o problema, seria a construção da rede de drenagem subterrânea com instalação de manilha, deixando ao longo de toda travessa, bocas de lobo ou outros dispositivos para escoar essa água que hoje corre por cima do calçamento. "De fato é caro construir uma rede de drenagem, mas se de tempo em tempo for construindo um pedaço, com o passar dos anos, será construída uma enorme rede de drenagem", relatou o especialista e mestre em saneamento básico.
A estratégia seria que o poder público construísse, rotineiramente a rede de drenagem, principalmente nessa rua...  

Uma das sugestões do engenheiro que já está funcionando bem, é a Caixa de Areia construída no final da rua, onde nas últimas chuvas já conseguiu impedir que areia, paralelos e outras sujeiras fossem parar dentro do açude. 

Outro ponto de alagando na cidade, é a Rua do Calçadão, onde fica concentrada a maior parte do comércio local. As boca de lobo ficaram entupidas e por pouco a água não invadiu algumas lojas... 

Uma das partes da cidade que é bastante afetada nessa época chuvosa, é o Parque das Árvores. As ruas ficam praticamente intrafegáveis. Ontem um internauta flagrou um carro que presta serviço para a Prefeitura atolado em uma das ruas do bairro. O muro de uma cooperativa também caiu, e em outras partes da cidade, a força da enxurrada também fez grandes estragos. 
Um pluviômetro registrou 94mm de chuvas na cidade e a previsão para os próximos dias é de mais chuvas em toda região...























Fotos BN/WhatsApp 
Da Redação, 23/01/2020



BROTAS DE MACAÚBAS: PROBLEMAS ESTRUTURAIS VOLTAM A APARECER APÓS FORTE CHUVA
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: PROBLEMAS ESTRUTURAIS VOLTAM A APARECER APÓS FORTE CHUVA
  • Postado por :
  • Data : 10:58
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top