AdSpace

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

BROTAS DE MACAÚBAS: EFAR ABRE PRÉ-MATRÍCULAS PARA CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

 

A Escola Agrícola Regional (EFAR), está com pré-matrículas abertas para o ano letivo 2021 para formar mais uma turma de estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. 

Para ser candidato (a) a uma vaga na EFAR, o/a jovem deverá: ter concluído o ensino fundamental II (9ºano);  ter entre 14 e 22 anos. Maiores de 22 anos  ficarão a critério de aprovação da diretoria da associação; ser filhos/as de agricultores; ter interesse pela atividades agropecuárias, estar disposto a contribuir com o intercâmbio, troca de conhecimentos entre EFAR, as famílias das comunidades...

Para maiores informações entrar em contato através dos telefones:
(77) 98116-4707 - Maria Isabel
(77) 99115-9297 - Daniella


Confira na íntegra a carta circular enviada pela entidade!


"Estimados(as) amigos(as),

A Associação de Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Brotas de Macaúbas e Região – ADECORBRE e a Escola Família Agrícola Regional – EFAR, juntamente com toda a equipe educativa da escola, vem por meio desta, comunicar a todos que as pré-matrículas para o ano letivo de 2021 estão abertas para formar mais uma turma de estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

A Escola Família Agrícola Regional – EFAR, é uma instituição de ensino comunitária, mantida pela Associação de Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Brotas de Macaúbas e Região - ADECORBRE, com sede em Brotas de Macaúbas. A escola, atualmente, recebe estudantes dos municípios de Oliveira dos Brejinhos, Ipupiara, Brotas de Macaúbas e Morpará.

O projeto da Escola Família Agrícola teve início na metade do século passado. Este trabalho, pioneiro nesta região do sertão da Bahia, visava o desenvolvimento integrado das comunidades através da formação de jovens na Escola Comunidade Rural – ECR, fundada pelo padre João Cristiano e inspirado na metodologia de ensino da EFA’s.  Em 1994, por motivos diversos a ECR parou as suas atividades.

Após alguns anos, representantes de associações e de comunidades perceberam a necessidade de assistência técnica e de uma formação contextualizada, e então tiveram a ideia de retornar o projeto de formação de jovens filhos e filhas de trabalhadores rurais. Em 2015 o projeto da Escola Comunidade Rural foi retomado com o nome de EFAR – Escola Família Agrícola Regional, oferecendo o Curso de Educação Profissional de Nível Técnico Médio em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, formando jovens do campo através da educação contextualizada, da educação do campo e da pedagogia da alternância. O curso técnico oferecido pela EFAR é legalmente reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A EFAR tem por finalidade formar jovens e adultos do campo como cidadãos críticos e atuantes para fortalecer as experiências da agricultura familiar numa perspectiva de convivência com o semiárido visando contribuir com o desenvolvimento sociocultural, político e ambiental. Os estudantes da EFAR são filhos de trabalhadores rurais ou agricultores familiares, vindos das comunidades rurais ou comunidades tradicionais de Fundos de Pasto, quilombolas e assentamentos, que tem aptidão para o trabalho comunitário, para a convivência em grupo, possuem identidade com o campo e se interessam nos estudos da Agropecuária.

O Curso oferecido pela EFAR funciona através da pedagogia da alternância, onde os estudantes passam 15 (quinze) dias no tempo escola, estudando em regime de internato, e 15 (quinze) dias no tempo comunidade, estudando com a sua família, comunidade e complementado os estudos do tempo escola. O curso tem duração de 4 (quatro) anos e ao longo deste período os alternantes irão estudar assuntos de relevância para a nossa região, praticar os estudos teóricos, realizar visitas e viagens de estudos, para conhecer as diversas experiências de trabalhos na região e complementarão seus estudos através de estágios, cursinhos, e diversas outras atividades promovidas pela escola.

Para ser candidato(a) a uma vaga na EFAR o/a jovem deverá: ter concluído o ensino fundamental II (9ªano); ter entre 14 a 22 anos. Maiores de 22 anos ficarão a critério da aprovação da diretoria da Associação; ser filhos/as de agricultores; ter interesse pelas atividades agropecuárias; estar disposto a contribuir com o intercâmbio, troca de conhecimentos entre a EFAR, as famílias e comunidades.

Primeiramente, o candidato a alternante deverá entrar em contato diretamente com a escola ou através da associação da comunidade, para realizar a pré-matrícula.

Depois de realizada a pré-matrícula os candidatos a alternantes e sua família, serão convidados individualmente a conhecer a escola ou poderá ser marcada uma reunião, com este objetivo específico, com as famílias e candidatos a alternantes de cada comunidade.

Por conta da Pandemia vivenciada por todos nós, a semana de adaptação, realizada para que os candidatos a alternantes possam conhecer a rotina da escola, será realizada na primeira semana do retorno as aulas presenciais, ainda sem data prevista, permitindo o estudante decidir se deseja continuar ou não na EFAR após essa primeira semana.

Ressaltamos que até lá será dado início as atividades escolares de forma remota, de modo que os novos estudantes não fiquem prejudicados ou atrasados nos conteúdos escolares.

Pedimos a ajuda de todos para verificar se em sua comunidade há jovens com o perfil desejado ou que gostariam de estudar na EFAR e que apresente esta carta ao jovem, para que ele possa conhecer um pouco mais sobre a escola e possa se interessar em estudar nela, nesse sentido pedimos que nos indique nomes de jovens candidatos a alternantes da EFAR.

Se a sua comunidade e/ou associação houver interesse em conhecer melhor a EFAR, seus objetivos, seu funcionamento, que tipo de jovem estuda nela, a metodologia de ensino empregada etc., entre em contato com a paróquia, com o Sindicato, com a Associação ou com a própria direção da escola, quem sabe a partir desse diálogo não possam surgir outros jovens com interesse de estudar na EFAR. Caso houver interesse, a equipe educativa se dispõe a visitar a comunidade ou a Associação e fazer uma reunião para aprofundar o assunto.

Nos colocamos a disposição para retirada de quaisquer dúvidas que surgirem.

Contatos:
Maria Isabel (Diretora): (77) 9.8116-4707
Daniella (Secretária): (77) 9.9115-9297"

Da Redação, 15/01/2021

BROTAS DE MACAÚBAS: EFAR ABRE PRÉ-MATRÍCULAS PARA CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: EFAR ABRE PRÉ-MATRÍCULAS PARA CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
  • Postado por :
  • Data : 11:20
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top