AdSpace

sexta-feira, 28 de maio de 2021

IRECÊ: BEBÊ NASCE COM ANTICORPOS CONTRA A COVID-19; MÃE FOI VACINADA COM CORONAVAC

Em caso de natureza excepcional, nasceu em Irecê, dia 1º de maio, Ravi Almeida Dantas, criança que traz em si a esperança de toda uma geração. De acordo com exame de sorologia realizado por Laboratório de Análises Clínicas, no sangue do pequeno ireceense foi detectada a presença de anticorpos contra a covid-19. Ravi é o primeiro filho dos profissionais da Saúde Vitória Almeida Rocha e Hilton Dantas.

Com 15 semanas de gestação, a mamãe, infelizmente, foi infectada pelo coronavírus. Seguindo recomendações médicas, acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde, Vitória, de 25 anos, recebeu a primeira dose da CoronaVac em 14 de abril, na 37ª semana de gravidez. Quinze dias após o parto, enquanto o leite materno já havia passado do colostro pra fase de transição, a mãe de primeira viagem recebeu a segunda dose da imunização.


VISITA

Nesta quinta-feira (27), a titular da pasta, Tarcila Miranda, visitou a família para se certificar de que todos estão bem e para verificar a coleta de outra amostra de sangue do recém-nascido que será encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN-BA). “Vamos unir forças com o Governo do Estado para investigar o caso detalhadamente e trazer à luz as respostas necessárias. O fato é que está mais do que comprovada a importância da vacina”, observou a gestora visivelmente emocionada. 

POSSIBILIDADES 

Seguindo critérios de investigação científica, a primeira-dama do município, Cynara Barbosa, que é pesquisadora nas áreas de Biomarcadores Genéticos e Imunológicos e tem doutorado em Patologia, levanta algumas possibilidades. “Em relação à transferência dos anticorpos pro bebê, pode ter acontecido durante a gestação pela via transplacentária, mas também através da lactação... O mais interessante é que esse tipo de acontecimento estimule a vacinação das gestantes porque isso pode gerar uma proteção ainda maior para os recém-nascidos”. 

Caso fique comprovado que a imunização do pequeno Ravi se deu por conta da CoronaVac, esse pode ser considerado o primeiro caso da Bahia ou até do Brasil.


Fonte: Irecê Repórter.

Da Redação, 28/05/2021 

IRECÊ: BEBÊ NASCE COM ANTICORPOS CONTRA A COVID-19; MÃE FOI VACINADA COM CORONAVAC
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top