AdSpace

sexta-feira, 11 de março de 2022

PERNAMBUCO: BROTENSE ESTÁ ENTRE OS NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA INTERNACIONAL DE LETRAS E ARTES (AILA)

Cerimônia marca a posse de novos membros da Academia Internacional de Letras e Artes (AILA) em Recife-PE.
Com a presença de autoridades e personalidades diversas, 14 novos acadêmicos de várias partes do Brasil foram empossados nesta quinta-feira (10) como imortais da Academia Internacional de Letras e Artes (AILA), em Recife (PE).
Entre os novos imortais, está o poeta baiano Adailton Ferro dos Santos, 51 anos. O Dadá de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, que vai ocupar a cadeira 39 da entidade, presidida pela imortal Sheila Kohen.
O novo poeta acadêmico chega à imortalidade da AILA representando as inovações culturais sertanejas, com foco nas origens e valorizando as experiências sensoriais de quem detém a sensibilidade de tudo enxergar em seu redor.
Para Dadá Ferro, chegar à AILA é experimentar a importância de quem põe em prática o valoroso ide dos saberes e fazeres multiculturais. 

O baiano afirma que suas metas só potencializarão o que sempre acreditou, praticando sua imaginação diariamente do seu rincão sertanejo para o mundo, especialmente pelas redes sociais. Dadá é filho da histórica e cultural Brotas de Macaúbas, terra da saudoso sociólogo Milton Santos e de tantas outras personalidades representativas do Brasil.

O evento aconteceu nesta quinta, 10 de março, às 15 horas, no Auditório Mauro Motta, da Academia Pernambucana de Letras, no anexo do Solar Barão Rodrigues Mendes (Avenida Rui Barbosa, n° 1596 - bairro das Graças), em Recife - PE.

CONFIRA DISCURSO DE DADÁ NA SOLENIDADE:

"Preparar,
Apontar,
Correr...

Vem o sapo
Vem a rã
Vem a cobra
Vem a gia
Todo mundo preparado
Pra fazer a confraria

Toda rua de Olinda
Tem saÍda pra Bahia
Quando junta brasileiro
Só se fala em alegria

Eu bem sei que amei você
E seguirei te amando mais
Uma fantasia de bruxinha
Sem vassourinha não se faz

Como Olinda
São lindos os dias
Na Bahia de meu deus
Dodô, Osmar, Luiz, Alceu
Eu não esqueço um beijo seu.

Com a poesia livre que o baiano Carlinhos Brown emprestou ao eterno frevo dos vassourinhas, início meus agradecimentos à acolhida que recebi aqui nessa aprazível Academia.

Em nome do meu conterrâneo e Estimado Paraninfo, o Professor Milton Santos, da velha Brotas de Macaúbas, saúdo a todos os presentes aos quais cumprimento na pessoa da estimada Presidente Dra. Sheila Cohen.

O reconhecimento não é meta para qualquer artista. Nem nos meus melhores sonhos imaginei está na terra de Feri Caneca e de tantos e inomináveis ícones da cultura brasileira, recebendo essa honrosa homenagem.

Todavia,  o reconhecimento que ora recebo, através dessa Academia, é algo que, de tão importante para um simples artista popular, não encontra dimensão no meu pensamento. 
Em tempos de pandemia eu confesso que, apesar da tristeza da guerra da Ucrânia, eu, na companhia de minha estimada esposa, a Master Chef Maria Araújo, me encontro num hiato de plena felicidade. 

Que essa paz que sinto e a felicidade desse momento possa espelhar por toda Recife, para o Pernambuco, Brotas de Macaúbas, Bahia, Brasil e pelo mundo. Clamo ao Altíssimo pelo fim do pesadelo da pandemia e para que a paz possa reinar na Ucrânia e no mundo. 

Agradeço, também,  pela indicação do meu nome a essa homenagem, feita pelo dileto amigo, o advogado brotense, radicado em Brasilua-DF,  Vandilson Rosa Matos.
Agradeço a minha esposa Maria, aqui presente, minha fonte de inspiração, pala cumplicidade e a parceria de sempre. 

Aos meus filhos, Mozart, Hellen e Mariana, ao casal anfitrião Vicente Gominho e Rosana , Mara Paixão, Deodato Alcântara, Johnson Sodré, Eva Maria, Maria Lucia Gervásio ( Suíça), ao Portal Brotas News e acima de tudo agradeço ao Mestre dos Mestres, Jesus Cristo!

Viva a Academia internacional de Letras e Artes! Viva a Bahia! Viva Pernambuco! Viva a Poesia!"

Foto Reprodução
Com Informações de Dadá Ferro
Por Luciano Brotense
Da Redação, 11/03/2022

PERNAMBUCO: BROTENSE ESTÁ ENTRE OS NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA INTERNACIONAL DE LETRAS E ARTES (AILA)
  • Título : PERNAMBUCO: BROTENSE ESTÁ ENTRE OS NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA INTERNACIONAL DE LETRAS E ARTES (AILA)
  • Postado por :
  • Data : 13:20
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top