AdSpace

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

MOTOCICLISTAS IGNORAM O USO DO CAPACETE EM BROTAS E IPUPIARA

Um dado alarmante... 
Desde quando o serviço foi inaugurado em março de 2012, a equipe do SAMU de Brotas atendeu inúmeros chamados para socorrer acidentes envolvendo motociclistas e até hoje, não foi necessário usar a técnica de retirada de capacete do acidentado pois em todos os casos, as vítimas não  faziam uso do equipamento ou usavam de forma errada. 

Muitas vezes no momento da queda o equipamento que deveria proteger, faz o efeito contrário devido ao uso inadequado, e sai da cabeça no momento do impacto. Em alguns casos  os capacetes não correspondem à numeração do usuário ou mesmo não estão devidamente afixados na cabeça.
Será que a lei foi feita para multar? Você já se perguntou como foi que nasceram as leis de trânsito? Inúmeros especialistas colaboraram com os legisladores para a criação do Código de Trânsito Brasileiro. 

Você sabia que muita gente ainda não o segue poque acredita que, se o guarda não ver, nada acontece com ele? Pois é, o que se menos se pensa é que a própria vida está em jogo, principalmente no que diz respeito ao uso do capacete. Além das consequências legais, multa e suspensão do direito de dirigir, quem não usar o equipamento pode se machucar feio ou até mesmo morrer.
Em 2009, a  jovem Jully Aparecida abordou esse tema numa redação que ganhou um prêmio numa olimpíadas de língua portuguesa. No texto ela aborda um dado levantado na época junto a secretaria se saúde no que se refere a quantidade de acidentes envolvendo motociclistas e de lá pra cá, esse número só cresceu. Ela relata ainda um absurdo. Um abaixo assinado elaborados por alguns motociclistas para a abolir o uso do equipamento que é obrigatório por lei. As fotos exibidas acima, foram de um acidente fatal envolvendo um motociclista e um automóvel na BA156 em fevereiro de 2014 e mais uma vez o capacete estava a alguns metros de onde o motociclista caiu. 
Acompanhe a redação a seguir...
(O uso do capacete em nosso município deve ser obrigatório?)

Em Brotas de Macaúbas o uso do capacete tornou-se obrigatório através de uma parceria da Policia Militar com o Poder Público Municipal visando à prevenção de acidentes graves, tendo a sua vigência durante todo o ano de 2008. Porém em 2009, após o atual prefeito, Litecílio Junior, assumir o comando da cidade, sofreu pressão por parte da sociedade, que fez abaixo-assinado para abolir o uso obrigatório. Não se sabe ao certo qual foi à decisão tomada pelo Poder Público. Entretanto, sabemos apenas que os motociclistas, autores do abaixo assinado, afirmam que o uso do capacete em nosso município é desnecessário, uma fez que o trajeto dentro da cidade é curto e a movimentação nas estradas vicinais é pequena, por isso não há necessidade de
usá-lo, mas os freqüentes acidentes envolvendo motociclistas vêm demonstrando o contrário. 
    A partir daí, não houve por parte da Policia Militar a fiscalização devida, sabendo-se que segundo o Código de Trânsito nº 9.503, é obrigatório o uso desse equipamento para o condutor e passageiro.
    No entanto, devido à falta de fiscalização e do relaxamento dessa lei, está havendo consequência desastrosas. Segundo informações obtidas na Unidade Básica de Saúde desse município, ocorre 12 acidentes por mês. Destes, 10% são fatais, ocasionando, desta forma, a morte de jovens, principais usuários desse veículo. Diante desse quadro assustador, nenhuma medida foi tomada por parte das autoridades competentes. 
       Na minha opinião, o Poder Público cometeu um erro ao omitir-se diante de uma questão tão séria quanto esta, pois o uso do capacete é fundamental para a segurança dos motociclistas. Pelo fato de nosso município ser pequeno, não justifica o não cumprimento da lei. Mesmo porque esse equipamento evita que ocorra acidentes graves, como vem acontecendo, por isso é fundamental usá-lo.
       Cabe ao Poder Público se unir com a Polícia Militar para que haja fiscalização novamente e que organizem também campanhas educativas em nosso município, a fim de que os motociclistas se convençam da necessidade de usar o capacete. Assim, muitos acidentes serão evitados e os motociclistas compreenderão a grande importância que tem esse equipamento na vida deles.
                           Jully Aparecida Ribeiro da Silva

                                                               3º Ano (A)
O Brotas News além de informar, tem o papel de levantar questionamentos para uma discussão saudável  e assim tentarmos juntos apontar soluções para os problemas existentes em nossa terra. Façam bom uso do espaço...

BROTAS, 17/02/2015
MOTOCICLISTAS IGNORAM O USO DO CAPACETE EM BROTAS E IPUPIARA
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top