"A esmola é do Divino, e o agrado é dos meninos"...
Essa é uma frase que se diz ao final da tradicional música da Bandeira e significa que após ofertar a esmola ao Divino Espírito Santo, o dono da casa serve um "brinde" aos tocadores e todos os presentes na residência. Seja um café, um lanche ou mesmo a típica cachacinha da região. Após o hino da bandeira, em algumas casas o sanfoneiro "puxa o fole" e as pessoas dançam aquele forrozinho. Tradicionalmente, um domingo que antecede a Festa de Pentecostes, a cantoria da bandeira acontece na comunidade de Lagoa de Dentro. Uma das comunidades mais tradicionais da festa, é o domingo em que muitas pessoas de todo município e de cidades vizinhas vão à comunidade logo pela manhã e ficam durante todo o dia.
A moradora da comunidade Maria dos Santos Sodré, conhecida como "Marica de Joel", acompanha a festa desde o começo. " Nós da comunidade esperamos ansiosos por esse dia e nos alegramos ao receber todas essas pessoas em nossas casas" diz a matriarca de 87 anos de idade. "Sem o Divino Espírito Santo para nos ajudar não somos nada" completa.
Demostrações de fé e devoção ao Divino Espírito Santo são marcas da comunidade de Lagoa de Dentro... Já em Brotas após a missa na porta da Igreja, comidas típicas da região como a farofa e o "rupiado" foram vendidos para ajudar nas despesas da festa além do tradicional leilão...
Vejam Fotos...
BROTAS, 18/05/2015
0 comentários:
Postar um comentário