AdSpace

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

BROTAS DE MACAÚBAS:CIDADANIA - BROTENSE É DESTAQUE EM MANIFESTAÇÃO CONTRA A IMPLANTAÇÃO DA BRT EM FEIRA DE SANTANA


Bruno Sodré é um jovem recém-formado em engenharia que, através do programa federal ‘Ciência Sem Fronteiras’, teve a oportunidade de residir por um ano na Europa. A experiência despertou desejo em participar na construção de uma sociedade solidária e equilibrada.
Residente em Feira de Santana e engajado em um ideal, no último sábado (20), Bruno Sodré foi um dos organizadores da terceira manifestação em protesto contra a implantação do BRT (Bus Rapid Transit – Sistema de Transporte Público Rápido por Ônibus), e pela preservação das árvores da Avenida Getúlio Vargas e Maria Quitéria. Os protestos cobraram, também, transporte público de qualidade, redução do valor da tarifa de ônibus, a elaboração participativa do Plano de Desenvolvimento e do Plano de Mobilidade do município.
Sobre os protestos, confira a avaliação de Bruno Sodré

– Neste último sábado fizemos uma manifestação contra a derrubada de árvores nas avenidas centrais, pelo Plano Direto e Plano de Mobilidade e, principalmente, contra o projeto de BRT da Prefeitura de Feira de Santana.
– O movimento foi marcado pelo pluralismo de seus diversos personagens e não pelo protagonismo de alguém em especial. Cada um trouxe o que pode: cruzes para simbolizar o extermínio de árvores, cartazes, faixas brancas em sinal de paz e vozes que cobravam participação popular nos projetos, além de lamentar o caos no transporte público vivenciado desde domingo passado.
– A manifestação tinha como premissa agregar cidadãos sem restrição alguma e, naturalmente, muitos daqueles tinham filiação partidária, exercem cargos políticos e/ou são personalidades conhecidas no meio feirense. Um desses participantes foi o deputado estadual José Cerqueira Neto que esteve por alguns minutos em nosso meio. O sobrinho, Danilo Ferreira esteve presente durante o ato, falou ao público e também participa da vigília.
– Em reportagem do site Acorda Cidade, o engenheiro Danilo Ferreira foi mencionado como um dos organizadores do evento, porém o papel que desempenhou foi como participante, pois não mergulhou a fundo na elaboração do manifesto, até porque ocorreram duas manifestações anteriores, na segunda-feira e na quarta-feira, e o protesto de ontem foi deflagrado coletivamente no ato predecessor.
– Danilo Ferreira é um dos principais nomes que tem discutido o projeto tecnicamente. O engenheiro tem levado essa discussão à frente e obteve conquistas, pois o projeto não tem viabilidade técnica, e ao denunciar isso, encontra apoio e motivação por onde passa levando o objetivo adiante.

– Existe um grupo formado por quatro pessoas que foram indicadas pelo movimento para dar esclarecimentos à imprensa sobre a manifestação – Leonardo Pedreira, Max Welber, José Carneiro e eu. Porém, é claro, quanto há uma autoridade ou uma personalidade conhecida no meio do grupo os repórteres tendem a procurá-los para uma entrevista, foi o que aconteceu com Zé Neto e Danilo.
– Para a mídia, ou pelo menos é isso que vejo, o movimento é contra a derrubada das árvores, com cunho partidário. No entanto, há uma diversidade de temas interligados, mas que, para nós, não adianta discutir impacto ambiental num projeto que se quer vai mudar algo em nossas vidas.

– Em resumo, o deputado José Neto, apesar de seu apagão sobre o assunto por alguns meses, foi o primeiro a elaborar’ Audiência Pública’ para debater o assunto. Esteve inerte por um período, e agora colocou de novo a cara, talvez porque o tema ganhou significativa relevância na comunidade.

Foto Reprodução/Fonte: Jornal Grande Bahia
BROTAS, 24/08/2015

BROTAS DE MACAÚBAS:CIDADANIA - BROTENSE É DESTAQUE EM MANIFESTAÇÃO CONTRA A IMPLANTAÇÃO DA BRT EM FEIRA DE SANTANA
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS:CIDADANIA - BROTENSE É DESTAQUE EM MANIFESTAÇÃO CONTRA A IMPLANTAÇÃO DA BRT EM FEIRA DE SANTANA
  • Postado por :
  • Data : 11:35
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top