AdSpace

segunda-feira, 3 de abril de 2017

OLIVEIRA DOS BREJINHOS:[FOTOS]RESGATE CULTURAL E GASTRONÔMICO EM LAGOA QUEIMADA.

Aconteceu neste domingo (2), na comunidade de Lagoa Queimada, município de Oliveira dos Brejinhos, a 2ª Feira de Resgate Cultural e Gastronômico organizada pela Associação Comunitária de Lagoa Queimada. O Evento contou com a participação de inúmeras pessoas de comunidades circunvizinha e de outros municípios. Foram realizados apresentações teatrais e musicais, literatura de cordel, poesias, cantigas de roda, grupo de dança, roda de capoeira, dentre outras apresentações regionais como o reisado. 


Algumas entidades se fizeram presentes como o SINTRAF de Oliveira dos Brejinhos, Escola Família Agrícola Regional (EFAR), de Brotas de Macaúbas, a qual tem dois alunos da comunidade de Lagoa Queimada matriculados. A Escola realizou uma apresentação,  onde expôs ao público presente, um pouco de sua história e da metodologia de ensino aplicada. 
Nas barracas, foram expostos artesanatos e produtos da agricultura familiar. No local havia um restaurante, onde componentes da Associação Comunitária, serviram pratos típicos da região como galinha caipira e buchada de bode.


Um dos pontos altos da festa foi qdo membros da comunidade apresentaram a máquina de tear, equipamento usado no passado para fabricação de tecidos além da "Roda de Braço" e o "Rodão Animal", ambos usados ​​para ralar mandioca  para fazer tapioca, beiju e Farinha, equipamentos utilizados antes da chegada do motor industrial.

"Já estamos estudando uma possibilidade de realizar a Feira em dois dias em 2018, devido ao grande crescimento esse ano", disse Etevaldo, presidente da Associação Comunitária de Lagoa Queimada. Para Etevaldo, a segunda edição foi  um grande sucesso pois contou com a colaboração de todos os moradores locais e alguns patrocinadores, destacando-se o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães ( FLEM), SINTRAF de Oliveira dos Brejinhos, Grupo Camisão, Silvinho e Cristal FM. A Associação Comunitária também acrescenta agradecimentos a Sandro Oliveira e ao Deputado Estadual Mário Jacó pelo grande empenho em ajudar na realização da festa. 
No fim da tarde houve um bingo de uma motocicleta ganhado por uma moradora local e o evento finalizou com atrações musicais ... 


Fotos ...












































































































































































































































































Fotos: Evaldo Oliveira / Luciano Filmagens
Publicado  03/04/2017 16:19 
Atualizado 04/04/2017 08:15
Brotas, 03/04/2017
OLIVEIRA DOS BREJINHOS:[FOTOS]RESGATE CULTURAL E GASTRONÔMICO EM LAGOA QUEIMADA.
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top