AdSpace

domingo, 17 de fevereiro de 2019

BROTAS DE MACAÚBAS: ALUNOS DO EMITEC DE MATA DO BOM JESUS RECLAMAM DA MUDANÇA DE TURNO

Alguns alunos do EMITec da Escola Bom Jesus de Mata do Bom Jesus em Brotas de Macaúbas, entraram em contato com o BN para reclamar da mudança de horário. Segundo eles, à noite é o melhor horário para estudar pois muitos trabalham durante o dia. Ainda de acordo com os alunos, a decisão da mudança do horário foi feita de maneira antidemocrática, sem que eles pudessem ao menos argumentar. Em contato com alguns dos alunos através de um grupo de whatsapp criado por eles para tratar do assunto, tivemos acesso a muitas reclamações. Em uma delas, uma das alunas fala que percorre quase 70km para poder estudar. Numa outra mensagem, uma aluna pensa em desistir pois não conseguirá estudar no período vespertino...



Confira a nota enviada pelos alunos ao Brotas News:
EMITec – MATA DO BOM JESUS
"Em 2009 deu início ao EMITec com essa modalidade de ensino na Escola Anexa (Bom Jesus). O funcionamento do EMITec - Ensino Médio Noturno começou em 2017 tornando um sonho Escolar realidade, possibilitando novos alunos que há muito tempo esperavam essa oportunidade, pois muitos trabalham o dia e tem à noite para estudarem, sendo que tudo estava indo bem com adaptação e bom funcionamento. A flexibilidade do horário se tornou uma ótima oportunidade para novas matrículas. Lembrando que para isto foram realizadas reuniões, pesquisas e a participação com opiniões da Comunidade Escolar. 
A indignação maior é a forma que foi conduzida essa mudança para o Vespertino, onde a Gestão Escolar e a Secretaria resolveram sozinhos, onde não houve nenhuma participação DEMOCRÁTICA, nenhuma consulta aos Conselhos existentes na Escola, os quais sempre fizeram parte ativamente. Dialogar é necessário!!!
De acordo com a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Do direito à educação e do dever de educar
Art. 4º  - VI – Oferta de Ensino noturno, adequando às condições do educando.
A Economia tem que ser feita, mas não onde irá prejudicar quem deveria ser prioridade: Nós alunos"

Diante disso, entramos em contato com a Secretária de Educação, Grazielle Sodré, onde fomos recepcionados em sua sala para ouvir a versão da secretaria de Educação do Município. A secretária disse que o município vem realizando estudos e buscando dados de todas as escolas municipais para fazer os ajustes necessários e reordenar a sua rede municipal de ensino. Grazielle disse ainda que que o número de alunos era baixo para o funcionamento de três turnos e que foram realizadas reuniões com professores e pais de alunos para esclarecer a situação...


Confira a nota enviada pela Secretaria de Educação ao Brotas News:
"A Secretaria Municipal de Educação do município de Brotas de Macaúbas vem pelo presente esclarecer sobre a mudança de ensino no período noturno na Escola Municipal de 1º Grau Bom Jesus, na comunidade de Mata do Bom Jesus.

Visando otimizar recursos na área da educação e garantir um melhor ensino aos alunos na rede municipal, a Secretaria vem realizando estudos e buscando dados de todas as escolas municipais para fazer os ajustes necessários e reordenar a sua rede municipal de ensino. Desta forma, no que se refere ao núcleo da Escola Bom Jesus, observou-se os dados para este ano letivo de 2019, que o número de alunos era baixo para o funcionamento de três turnos, sendo um total de 90 alunos desde à educação infantil ao fundamental, e 38 no EMITEC. Ressaltando que o EMITEC é de responsabilidade do estado e conta com o apoio do município dentro de suas possíveis condições, sendo cedido 03 professores efetivos para mediação do ensino, mais a merenda e transporte escolar.

Vale considerar, que de acordo o comparativo a outros núcleos que funcionam o EMITEC, a exemplo o Cocal que possui 142 alunos, o ensino já funciona desta forma com turno matutino e vespertino desde 2018 e que foi uma mudança considerada positiva. Para este ano de 2019, o núcleo de Feira Nova vai passar a funcionar nesse mesmo sistema.
Ainda dentro dos questionamentos acerca da extinção do turno do período noturno para o vespertino, se a mudança viria a interferir na desistência de parte dos alunos, para isso, foi realizado um levantamento informal e observou-se que não haveria grandes prejuízos, tendo em vista que a maioria deles são adolescentes e não possuem um trabalho formal. Dentro desse contexto, a Secretaria também realizou uma consulta ao CEMIT – Centro de Intermediação Tecnológica, onde os alunos do EMITEC são matriculados, e eles informaram que o município tem essa autonomia para realizar os ajustes necessários para o bom funcionamento da intermediação tecnológica.
Em tempo afirmamos o nosso compromisso para o bom desenvolvimento da educação do município de Brotas de Macaúbas, e esclarecemos que esse reordenamento que foi feito seguiu os parâmetros legais embasados na realidade local, considerando os aspectos pedagógicos, financeiros e administrativos a partir da análise da atual estrutura da Escola Municipal Bom Jesus.

Secretaria Municipal de Brotas de Macaúbas/ Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz".

Da Redação, 17/02/2019
BROTAS DE MACAÚBAS: ALUNOS DO EMITEC DE MATA DO BOM JESUS RECLAMAM DA MUDANÇA DE TURNO
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: ALUNOS DO EMITEC DE MATA DO BOM JESUS RECLAMAM DA MUDANÇA DE TURNO
  • Postado por :
  • Data : 17:36
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top