Confira a nota enviada pelos alunos ao Brotas News:
EMITec – MATA DO BOM JESUS
"Em 2009 deu início ao EMITec com essa modalidade de ensino na Escola Anexa (Bom Jesus). O funcionamento do EMITec - Ensino Médio Noturno começou em 2017 tornando um sonho Escolar realidade, possibilitando novos alunos que há muito tempo esperavam essa oportunidade, pois muitos trabalham o dia e tem à noite para estudarem, sendo que tudo estava indo bem com adaptação e bom funcionamento. A flexibilidade do horário se tornou uma ótima oportunidade para novas matrículas. Lembrando que para isto foram realizadas reuniões, pesquisas e a participação com opiniões da Comunidade Escolar.
A indignação maior é a forma que foi conduzida essa mudança para o Vespertino, onde a Gestão Escolar e a Secretaria resolveram sozinhos, onde não houve nenhuma participação DEMOCRÁTICA, nenhuma consulta aos Conselhos existentes na Escola, os quais sempre fizeram parte ativamente. Dialogar é necessário!!!
De acordo com a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Do direito à educação e do dever de educar
Art. 4º - VI – Oferta de Ensino noturno, adequando às condições do educando.
A Economia tem que ser feita, mas não onde irá prejudicar quem deveria ser prioridade: Nós alunos"
Diante disso, entramos em contato com a Secretária de Educação, Grazielle Sodré, onde fomos recepcionados em sua sala para ouvir a versão da secretaria de Educação do Município. A secretária disse que o município vem realizando estudos e buscando dados de todas as escolas municipais para fazer os ajustes necessários e reordenar a sua rede municipal de ensino. Grazielle disse ainda que que o número de alunos era baixo para o funcionamento de três turnos e que foram realizadas reuniões com professores e pais de alunos para esclarecer a situação...
Confira a nota enviada pela Secretaria de Educação ao Brotas News:
"A Secretaria Municipal de Educação do município de Brotas de Macaúbas vem pelo presente esclarecer sobre a mudança de ensino no período noturno na Escola Municipal de 1º Grau Bom Jesus, na comunidade de Mata do Bom Jesus.
Visando otimizar recursos na área da educação e garantir um melhor ensino aos alunos na rede municipal, a Secretaria vem realizando estudos e buscando dados de todas as escolas municipais para fazer os ajustes necessários e reordenar a sua rede municipal de ensino. Desta forma, no que se refere ao núcleo da Escola Bom Jesus, observou-se os dados para este ano letivo de 2019, que o número de alunos era baixo para o funcionamento de três turnos, sendo um total de 90 alunos desde à educação infantil ao fundamental, e 38 no EMITEC. Ressaltando que o EMITEC é de responsabilidade do estado e conta com o apoio do município dentro de suas possíveis condições, sendo cedido 03 professores efetivos para mediação do ensino, mais a merenda e transporte escolar.
Vale considerar, que de acordo o comparativo a outros núcleos que funcionam o EMITEC, a exemplo o Cocal que possui 142 alunos, o ensino já funciona desta forma com turno matutino e vespertino desde 2018 e que foi uma mudança considerada positiva. Para este ano de 2019, o núcleo de Feira Nova vai passar a funcionar nesse mesmo sistema.
Ainda dentro dos questionamentos acerca da extinção do turno do período noturno para o vespertino, se a mudança viria a interferir na desistência de parte dos alunos, para isso, foi realizado um levantamento informal e observou-se que não haveria grandes prejuízos, tendo em vista que a maioria deles são adolescentes e não possuem um trabalho formal. Dentro desse contexto, a Secretaria também realizou uma consulta ao CEMIT – Centro de Intermediação Tecnológica, onde os alunos do EMITEC são matriculados, e eles informaram que o município tem essa autonomia para realizar os ajustes necessários para o bom funcionamento da intermediação tecnológica.
Em tempo afirmamos o nosso compromisso para o bom desenvolvimento da educação do município de Brotas de Macaúbas, e esclarecemos que esse reordenamento que foi feito seguiu os parâmetros legais embasados na realidade local, considerando os aspectos pedagógicos, financeiros e administrativos a partir da análise da atual estrutura da Escola Municipal Bom Jesus.
Secretaria Municipal de Brotas de Macaúbas/ Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz".
Da Redação, 17/02/2019
0 comentários:
Postar um comentário