AdSpace

quarta-feira, 17 de abril de 2019

BROTAS DE MACAÚBAS: APÓS CORTE DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS, MUNICÍPIO SOFRE COM A FALTA DE PROFISSIONAIS


Com o fim do Programa Mais Médicos para os cubanos, o atendimento da saúde pública no Brasil vem gerando problemas, principalmente em regiões com difícil acesso e que antes do programa, não contavam com assistência médica. Após cinco meses da saída, há municípios que ainda não conseguiram realizar a contratação de médico para prestar serviços nas Unidades de Saúde da Família (USF), como é o caso de Brotas de Macaúbas. Com isso, a população brotense vem sofrendo com a falta de atendimento médico na sede e na zona rural.

Das cinco Equipes de Saúde da Família que atendiam no município, duas encontram-se sem o atendimento médico desde dezembro. A UBS José Barbosa Campos na Sede, e a UBS Josefa Agda de Jesus em Mata do Bom Jesus. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, desde a saída dos profissionais cubanos, o município vem fazendo todos os esforços para a contratação dos profissionais afim de preencher as duas vagas e manter as equipes completas para que a população não fique sem a assistência básica de saúde. Durante este período, a Secretaria de Saúde já tentou a contratação vários médicos, mas até o momento não obteve êxito, desta forma, esclarecemos que a falta de médico nas unidades não é uma escolha, mas sim devido a dificuldade em encontrar profissional. 
"Apesar das dificuldades financeiras, os atendimentos de urgência e emergência, como hospital e SAMU, vêm sendo prestados sem interrupções, com equipes completa de profissionais", ressalta o secretário, Leandro Brito. "USF Elisa Ferreira Bastos no Cocal, Beijamin Gomes Pereira em Feira Nova e Sede II, que funciona na sede mas atende zona rural, estão em pleno funcionamento", completa. "As unidades que estão sem médico perderam o repasse do ministério da Saúde justamente por conta da falta do profissional, mas o município mantém os outros serviços com recursos próprios (saúde bucal, enfermagem, psiquiatra, procedimentos, vacinas, etc.)", conclui.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda ressalta que se a população tiver nomes de médicos para indicação e/ou sugestão, que está aberta a ouvir. Contato: (77)3644-2053

Imagem Ilustração da Internet
Fotos Reprodução
Da Redação, 17/04/2019

BROTAS DE MACAÚBAS: APÓS CORTE DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS, MUNICÍPIO SOFRE COM A FALTA DE PROFISSIONAIS
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: APÓS CORTE DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS, MUNICÍPIO SOFRE COM A FALTA DE PROFISSIONAIS
  • Postado por :
  • Data : 17:13
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top