AdSpace

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

POLÍTICA: COMENTANDO AS PROPOSTAS DO CANDIDATO A PREFEITO LITERCÍLIO JÚNIOR










Para não deixar o leitor confuso, as partes do texto que estiverem em negrito são as propostas do candidato, tendo o comentário do colunista logo abaixo em itálico. Os comentários é meu ponto de vista sobre a proposta, e você é livre para concordar ou não. Seria humanamente impossível comentar todas as propostas do plano, logo escolhi, dentro dos eixos principais, algumas delas para falar. Várias promessas se repetem nos planos de governo dos quatro candidatos, por isso resolvi diversificá-las para fugir da repetição. Recomendo a leitura na íntegra dos planos clicando no link ao final desse artigo.


ALGUMAS PROPOSTAS DO CANDIDATO LITERCÍLIO JÚNIOR


Saúde


Melhorar oferta de medicamentos para toda população e ampliar o Programa Medicamento em Casa expandindo para o grupo de risco dos hipertensos;

Sem dúvida, oferecer a possibilidade das pessoas receberem seus medicamentos em casa é ótimo, sobretudo aquelas residentes na zona rural e acometidas por comorbidades.  O desafio é ampliar essa oferta de maneira paulatina e planejada, sendo a cobertura alinhada com a necessidade da população.

 


Implantar uma Sala de Parto na sede do município, visando o parto natural e humanizado melhorando a assistência ao pré-natal de risco habitual;


O parto humanizado, segundo as opiniões mais renomadas na seara médica, é a melhor saída para a maioria dos casos, uma vez que preserva a mãe e a criança de riscos das incisões cirúrgicas. É preciso também ter no hospital municipal condições de oferecimento de cirurgias de pequeno porte, como a própria cesariana. As gestante têm o direito de terem seus filhos em território brotense, seja qual for a modalidade do parto.  


Adquirir transporte tipo Van e locar Casa na Cidade de Salvador para acomodar os/as pacientes que precisam de atendimento na capital; e estruturar a Central de Marcação Municipal, garantindo atendimento com eficiência e qualidade para todos/as;


Ir além e firmar parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde para garantir tratamento aos brotenses nas cidades mais próximas, como Barreiras. Ter um ponto de apoio na capital é salutar, mas muitos procedimentos já são realizados em outras localidades menos distantes, assim facilita o deslocamento e a espera do paciente em seu atendimento.

 

Promover a formação, qualificação e valorização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS, aprimorando especialmente o atendimento/acolhimento ao público em todas as Unidades e serviços disponíveis ao cidadão.


A valorização dos trabalhadores da saúde não pode ficar somente na teoria, tem que ser consolidada por ações propositivas, desde o aumento dos subsídios salariais até boas condições de trabalho, respeitando a insalubridade e outras gratificações a qual eles têm direito. Sobre o acolhimento ao público, essa é a pedra no sapato de toda gestão. Quem procura o hospital, além de está com algum problema de saúde, também pode ostentar uma disposição mental fragilizada, logo carece de respeito e acolhimento para se sentir confortado.

 

Implantar três Conselhos Locais de Saúde nas áreas de abrangência das unidades de saúde do Cocal, Sede 1 e Sede 2 e fortalecer os demais já existentes em sintonia com o Conselho Municipal de Saúde;


Isso é uma medida democrática e oportuna. Entretanto, as decisões dos conselhos serão acatadas? Pergunto isso porque canso de ver, não só em Brotas, prefeitos passando por cima dos conselhos em pautas sensíveis; e quando envolve decisões polêmicas, que trazem impopularidade para a gestão, o cenário piora. Os conselhos devem funcionar na prática e com efetiva autonomia. Inclusive, a constituição dos órgãos precisa refletir a pluarlidade da população.

 


Educação



Adquirir acervo literário adequados a cada faixa etária atendida na escola


Esse tento já é contemplado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD Literário. Se for uma ação de incremento, dentro de qual fonte sairiam os recursos?  Seria uma política própria da Secretaria ou das escolas? Se for das últimas, é meramente impossível; uma vez as verbas de manutenção não cobrem tal dotação. A ideia é muito boa, aumentar o acervo das unidades é para ontem, mas a proposta precisa ser detalhada, sobretudo a nível orçamentário.

 

Garantir o acesso à internet em todas as escolas, ampliando o serviço nas que já existem, mediante convênio e condições técnicas, visando a inclusão digital de alunos e professores, através de parcerias com o Governo Federal e/ou Estadual;


Isso já é uma realidade, ao menos na maioria das unidades. Por meio do programa Educação Conectada, idealizado no governo Temer e continuado por Bolsonaro. A meta é trazer internet banda larga para todas as escolas do Brasil, até o final de 2021. Nos centros urbanos, por meio de cabos; na zona rural a conexão chega via satélite.

 


Garantir a continuidade e fortalecimento da parceria com a Escola Família Agrícola Regional – EFAR;


Excelente. Fortalecer essa parceria é justo e válido. Talvez pensar em ampliar a oferta de vagas e, num movimento ousado, levar uma filial para a região serrana, utilizando os professores municipais da própria região, por meio de permuta e gratificações.


Garantir curso preparatório para o Enem em parceria com a Universidade Estadual da Bahia – UNEB;


É positivo, mas precisa ser uma prática que dure ao menos oito meses e consiga um aumento maior nos subsídios dos professores. Atualmente, paga-se muito mal a hora/aula. Além disso, a UNEB também fornece cursos de extensão e técnicos, logo seria interessante buscar esses cursos para oportunizar os jovens brotenses.

 

Assegurar a pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, um sistema educacional inclusivo, para que possa alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem;


A educação inclusiva é uma realidade que precisa ser abraçada por qualquer gestão. Falando do autismo, as exigências nos dizem sobre o acompanhamento perene por parte da escola, oferecendo recursos pedagógicos diversificados, préstimos exclusivos por uma assistente de sala com formação nessa área, apoio psicológico, com fonoaudiologia e psicopedagogia. Fora da escola, uma equipe multidisciplinar deve acompanhar os pais da criança autista, promovendo uma parceria exitosa entre escola e família.

 


Criação de Empregos

        

Consolidar o apoio ao empreendedorismo local, às associações e cooperativas existentes e o incentivo a criação de novas, apoiando suas principais demandas na sede e nas comunidades, contribuindo para a geração emprego, trabalho e renda, considerando as diversas categorias de trabalhadores do município.


Incentivar e investir nas comunidades, por meio das suas associações, é um acerto. Talvez seja viável criar uma ramificação dentro da Secretaria de Agricultura unicamente para acompanhar essa pauta e buscar possíveis parcerias em outras esferas. Formar uma central de associações também é interessante, principalmente quando a finalidade for buscar recursos, junto aos órgãos competentes, para projetos com extensão municipal.

 

Restaurar Mercados Municipais e requalificar os espaços de feiras livres, por meio da captação de recursos, fortalecendo as parcerias com as comunidades envolvidas;


As estruturas físicas carecem de restauração e ampliação. Contudo, todas as ações devem ser feitas em compasso com a localidade, ouvindo os moradores e, especialmente, os feirantes, buscando assim, de fato, o melhor aproveitamento dos recursos e da própria obra.

 

Aprimorar a efetividade do sistema REGIN (Registro Integrado) para registro de empresas, implantado no município, articulado entre Tributos, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente para emissão de alvarás e licenças e fiscalização efetiva, buscando a eficiência para melhor servir aos empreendedores e cidadãos brotenses;


Além disso, tentar desburocratizar o processo e oferecer condições especiais para que os microempreendedores se fixem na cidade. Se por um lado devemos seguir as leis, por outro, e não o contrário disso, enrijecer os procedimentos leva o município a perder boas oportunidades de crescimento. É encontrar o meio termo onde a população e o microempreendedor saiam ganhando e o município prospere.




Clique aqui e veja o plano de governo de todos os candidatos a prefeito de Brotas de Macaúbas


Fotos da Redação

20/10/2020

POLÍTICA: COMENTANDO AS PROPOSTAS DO CANDIDATO A PREFEITO LITERCÍLIO JÚNIOR
  • Título : POLÍTICA: COMENTANDO AS PROPOSTAS DO CANDIDATO A PREFEITO LITERCÍLIO JÚNIOR
  • Postado por :
  • Data : 11:38
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top