AdSpace

terça-feira, 20 de outubro de 2020

POLÍTICA: COMENTANDO AS PROPOSTAS DO CANDIDATO A PREFEITO ANTÔNIO KLEBER














Para não deixar o leitor confuso, as partes do texto que estiverem em negrito são as propostas do candidato, tendo o comentário do colunista logo abaixo em itálico. Os comentários é meu ponto de vista sobre a proposta, e você é livre para concordar ou não. Seria humanamente impossível comentar todas as propostas do plano, logo escolhi, dentro dos eixos principais, algumas delas para falar. Várias promessas se repetem nos planos de governo dos quatro candidatos, por isso resolvi diversificá-las para fugir da repetição. Recomendo a leitura na íntegra dos planos clicando no link ao final desse artigo. 


      ALGUMAS PROPOSTAS DO CANDIDATO ANTÔNIO KLEBER


Saúde


Criação do Programa Saúde do Trabalhador Rural com medicina preventiva nas comunidades;


Claro que mais um programa voltado para a saúde básica é muito bem-vindo, contudo o ideal é fortalecer os atendimentos já oferecidos pelas unidades básicas e ampliar a oferta e as instalações de mais unidades na zona rural. Garantido isso, por si só, as pessoas serão, no geral, contempladas.


Fortalecimento Programa “SORRIRBROTAS”, com atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde, além de visitas às escolas e comunidades do município através da unidade odontológica móvel;


Bacana! Há estudos sérios denunciando que no Brasil mais de 20% das pessoas não têm acesso a qualquer tipo de tratamento dentário. A consequência disso é termos homens e mulheres de meia idade com um terço dos dentes faltando na boca. A inciativa preventiva de levar esse serviço até os brotenses, de forma intensificada, é extremamente importante.


Implantação do Hospital Municipal de Brotas de Macaúbas de forma gradativa, em um local a ser definido, que será adaptado de forma a oferecer à população uma estrutura física adequada;


Então, teremos dois hospitais funcionando? Ou um será desativado quando o novo estiver pronto? Concordo com uma nova construção, mas talvez seja dispendioso esse tento, preferindo-se investir no que já existe a fim de ampliar o repertório de procedimentos e melhorar os serviços oferecidos.


Criação de um Programa de Prevenção ao uso de Álcool e Drogas;


É uma medida importante, sobretudo quando notamos o quão nossos jovens estão mergulhados no vício das drogas e álcool. Entretanto, não seria possível investir na saúde básica e garantir tais resultados por meio dela? E caso vingue esse programa, é necessária uma parceria eficaz com a Secretaria de Assistência Social e também com todo corpo multidisciplinar para atender esses jovens de forma plena.


Implantação do Programa OLHO VIVO, uma parceria entre as secretarias de saúde e educação, diagnosticando crianças com problemas de visão e distribuindo óculos gratuitamente aos alunos de baixa renda;


Para efetivar a proposta, é salutar usar o cadastro do bolsa-família como parâmetro para atender as famílias. Antes disso, um mapeamento completo de todas as famílias com perfis de vulnerabilidade e que estão fora do programa assistencial deverá ser feito para evitar possíveis distorções. Como desdobramento, fiscalizar os chamados "mutirões" que fazem cirurgias de catarata gratuitamente, a fim de evitar procedimentos indevidos tão noticiados pela mídia nacional.  

 


Educação


Criação de um SISTEMA DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA especifico para cada segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação no Campo, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial;


Excelente! Lembrar que além disso, cada unidade escolar deverá ter seu próprio coordenador. É retrógrada a ideia de se manter um núcleo de coordenadores, concentrados na sede, para atender todas as escolas. Isso precisa ser abandonado para que possamos alcançar melhores resultados no ensino e na aprendizagem.


Revisão do PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES da rede municipal;


Isso daqui é para ontem. O plano de carreira dos professores de Brotas é cheio de distorções. A revisão deverá ser pautada em audiências públicas com toda a comunidade escolar, e não por meio de canetada. O ideal é todo o funcionalismo público brotense ter um plano de carreira. É injusto só os professores terem essa conquista. Olhando para educação, ela não é construída somente pelos docentes, mas sim por todos os agentes presentes, da faxineira até o diretor, logo é razoável os demais funcionários também terem plano de carreira em compasso com suas funções.


Possibilitar FORMAÇÃO PERMANENTE AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO em Parcerias com Universidades Públicas e Instituto Federais;


É pouco! A parceria com essas instituições não é perene. A gestão deve contratar formação continuada externa para os professores, contemplando o ano letivo por completo. E os diretores e coordenadores participarão também. A formação continuada espaçada NÃO traz bons resultados. O compromisso aqui é enxergar a formação docente como algo dinâmico e contínuo. Professor bem formado, aluno aprende mais.


Conclusão DO ESPAÇO EDUCATIVO, direcionado ao Ensino Fundamental de nove anos, possibilitando a implantação do tempo integral, garantindo uma educação que enalteça as potencialidade e criatividade dos cidadãos brotenses;


A modalidade integral será para todas as escolas? Ou somente para os alunos privilegiados da sede? Não faz sentido contemplar somente a cidade e deixar os povoados de fora. Se assim for, criará um abismo na aprendizagem dentro da própria rede municipal.


Criação do PROJETO ALUNO NOTA DEZ, em parceria com a iniciativa privada (empresas e profissionais liberais) de modo a premiar os alunos que se destacarem durante o ano letivo;


Pode ser um estímulo para os alunos se esforçarem mais. Porém, não se pode perder de vista aqueles alunos com dificuldade de aprendizagem, sendo eles o desafio de cada dia de uma educação dita para todos. Pensar em estratégias de ajudar tais alunos e proporcionar condições para que eles também possam galgar os prêmios. A educação deve ser pensada como instrumento transformador social e de inclusão.



Criação de Empregos



Contratar estagiários através de Programa de Estágios para dar continuidade de trabalho e conhecimento ao jovem em sua área de estudo, ajudando na renda do estudante.


O programa em questão já existe ou existiu em gestões passadas. O desafio aqui é ampliar a oferta e aumentar os subsídios.


Programa PARCERIA PELO DESENVOLVIMENTO - através de incentivos do poder público, atrair novas empresas para geração de novas oportunidades de emprego e renda para a população, focando os esforços em atrair empresas que se enquadrem no perfil econômico e de mão de obra que a nossa cidade apresenta;


Essas parcerias são importantes. Se faz necessário ter uma política amistosa para os microempreendedores e, ao mesmo tempo, fazer com que a população seja contemplada, tanto nos serviços quanto nos empregos gerados.  


Assegurar a Eficiência e Agilidade no atendimento aos munícipes, mantendo a atualização dos equipamentos e o controle do Patrimônio Público;


Essa tarefa é inerente a gestão pública, logo não faz sentido prometer. Aqui, pode ser usado até os próprios estagiários para contribuírem com as tarefas. Há também a ideia de suscitar na população o espírito do voluntariado, ajudando nessa e em outras tarefas enquadradas na Administração.



Clique aqui e veja o plano de governo de todos os candidatos a prefeito de Brotas de Macaúbas


Fotos da Redação

21/10/2020


POLÍTICA: COMENTANDO AS PROPOSTAS DO CANDIDATO A PREFEITO ANTÔNIO KLEBER
  • Título : POLÍTICA: COMENTANDO AS PROPOSTAS DO CANDIDATO A PREFEITO ANTÔNIO KLEBER
  • Postado por :
  • Data : 12:05
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top