Posse do Novo Bispo da Diocese de Barra – Bahia.
Por Wanderley Rosa Matos
Será no próximo sábado, dia de 30 de setembro, a posse de Dom João Batista Alves do Nascimento na Diocese de Barra.
Prevista para ter início às 17:00h, do dia 30 de setembro de 2023, na Catedral São Francisco das Chagas em Barra – Bahia, a cerimônia de posse do novo Bispo diocesano, Dom João Batista Alves do Nascimento, promete ser um momento de fé e renovação da Diocese de Barra.
Na primeira solenidade - O Rito da Ordenação Episcopal, acontecida no dia 23 de setembro do corrente ano, no Santuário do Bom Jesus da Lapa – Bahia, ato conduzido pelo Bispo Ordenante Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina – Minas Gerais, foi uma celebração marcada pela força da fé e pela reflexão das orações que exaltaram à missão dos que sucedem aos apóstolos, e conferiram a Dom João Batista, a plenitude do sacramento da Ordem e fizeram dele um legítimo sucessor dos Apóstolos de Jesus Cristo; além de inserí-lo no Colégio Episcopal (Partilhando pelo Papa Francisco e pelos demais Bispos), a solicitude de todas as Igrejas, e, lhe conferiu as missões de ensinar, santificar e governar.
A Renúncia
A nomeação de Dom João Batista para assumir a Diocese de Barra, se deu após o acolhimento pelo Papa Francisco, do pedido de renúncia, por limite de idade, do Bispo, Dom Luiz Flávio Cappio, que agora aos 75 anos de idade, 52 anos de vida sacerdotal, assume a função de Bispo Emérito e administrador apostólico, após dedicar sua vida, a missão evangelizadora, reconhecida sobretudo pelos paroquianos, por sua incansável luta em prol das questões sociais que afligem as comunidades, e pela atenção dispensada aos fiéis, em especial aos enfermos, idosos e a juventude, também pela sua luta em favor do meio ambiente e na defesa do Rio São Francisco.
Dom João Batista
O novo Bispo, que assume os destinos da Diocese, é natural da cidade de Jordânia – Minas Gerais, onde nasceu no dia 2 de março de 1972, e, aos 22 anos de idade, foi estudar no Seminário Beato Gaspar, na cidade baiana de Bom Jesus da Lapa, sendo ordenado Padre em 16 de dezembro de 2001, na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista.
Vida Sacerdotal
Dentre outras atividades que realizou, destaca-se a licenciatura em espiritualidade na Pontifícia Faculdade Teológica e Pontifício Instituto de Espiritualidade “Teresianum» em Roma”; Membro do Conselho dos Missionários Redentoristas da Bahia; vigário paroquial na Arquidiocese de São Salvador da Bahia; Membro do Conselho Presbiteral na Diocese de Bom Jesus da Lapa e, Reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe Soledade,
Missão.
“Enviado para cuidar do povo de Deus em nome de Cristo”, o novo líder da Diocese de Barra, Dom João Batista terá, pela frente, um grande desafio: cuidar de uma população residente em 44.987 km², área territorial correspondente aos municípios de Barra, (sede da Diocese), Brotas de Macaúbas, Buritirama, Gentio do Ouro, Ibotirama, Itaguaçú da Bahia, Ipupiara, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos e Xique-Xique.
A Diocese e Os seus Bispos.
Dom João Batista será o 9º Bispo a assumir a liderança da Diocese de Barra, criada pelo então Papa Pio X, através da bula “Majus Animarum Bonum” em 20 de outubro de 1913, a qual nestes 110 anos de existência já foi servida pelos Bispos: Dom Augusto Álvaro da Silva (1915/1924) – Lema: “Pela Cruz à Luz”; Dom Alberto Accioli Sobral (1927/1934 ) – Lema “Em Tua Palavra Lancarei a Rede”; Dom Rodolfo das Mercês de Oliveira Pena (1935/1942) – Lema: Vida, Doçura, Esperança Nossa, Salve”; Dom João Muniz Batista Muniz C.Ss.R. (1943/1967) – Lema: Sob a Proteção da Mãe”; Dom Tiago Gerardus Cloin - C.Ss.R. (1967/1976) Lema: “Numa Caridade não Fingida” ; Dom Orlando Octacílio Dotti O.F.M.Cap.(1976/1983) – Lema “Coração Fala Para Coração”; Dom Itamar Navildo Vian O.F.M.Cap. (1983/1995) – Lema: “Somos Todos Irmãos” e Dom Luiz Flávio Cappio, O.F.M. Cap. (1997/2023) – Lema: “Que todos Tenham Vida”.
Nós do Brotas News, desejamos que Dom João Batista faça um bom trabalho em frente à Diocese de Barra e que suas lutas sempre elevem a nossa espiritualidade.
Estamos à disposição da Diocese e de suas Paróquias.
Seja Bem Vindo Dom João Batista!
Texto e Pesquisa: Wanderley Rosa Matos.
Da Redação, 22/09/2023
0 comentários:
Postar um comentário