Uma fraude realizada através da transação via pix está levando prejuízos a comerciantes de Brotas de Macaúbas, tanto na sede quanto na zona rural do município. Nas últimas semanas, vários comerciantes têm relatado prejuízos financeiros significativos causados por essa modalidade de fraude. A metodologia utilizada pelos golpistas tem enganado até os mais experientes.
O golpe ocorre quando os fraudadores realizam um Pix agendado e mostram a tela do celular com a mensagem "transação efetuada" ao comerciante. Contudo, há uma informação menor na tela indicando que a transação foi agendada para uma data futura passa despercebido. Confiante de que o pagamento foi realizado, o comerciante entrega a mercadoria ou realiza o serviço ao golpista. Posteriormente, os golpistas cancelam o agendamento da transação, resultando em um prejuízo para o comerciante, que acaba não recebendo o valor devido.
É essencial que todos os comerciantes fiquem atentos aos detalhes das transações Pix. Antes de concluir qualquer venda baseada em um pagamento Pix, verifique cuidadosamente se o pagamento foi efetivamente realizado e creditado em sua conta. Desconfie de qualquer transação que apareça como "agendada" e só entregue a mercadoria após a confirmação do crédito em sua conta bancária.
Informem seus funcionários sobre essa prática fraudulenta e adotem medidas de verificação rigorosas para garantir a segurança de seus negócios. Juntos, podemos combater essa ameaça e proteger nosso comércio. Caso seja vítima desse golpe, importante registrar um Boletim de Ocorrência pois esse crime está previsto no Código Penal Brasileiro - Art.171 Estelionato - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento...
Imagem Ilustração da Internet
Por Luciano Brotense
Da Redação, 25/07/2024
0 comentários:
Postar um comentário