Projeto busca incentivar as crianças a se divertirem sem as telas, com realização de oficinas de contação de histórias.
O projeto “Brinquedoteca - Construindo Cultura” chega às escolas de Brotas de Macaúbas/BA nos dias 29 de julho a 1º de agosto, por meio da entrega de estruturas de uma brinquedoteca, recheada de brinquedos e livros infantis. Além disso, será realizada uma contação de histórias.
A ação tem como objetivo levar uma estrutura móvel equipada com livros e brinquedos educativos para diversas regiões do Brasil. Além de disponibilizar esse acervo cultural, a iniciativa promove sessões de contação de histórias e atividades artísticas interativas. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto é gratuito.
A iniciativa visa promover o desenvolvimento saudável das crianças por meio de estímulos sensoriais e cognitivos, utilizando a contação de histórias e a disponibilização de uma biblioteca móvel com um acervo enriquecedor. Além disso, incentiva a leitura, contribuindo para o letramento, a criatividade e a autonomia infantil. Também oferece suporte a professores e educadores, fornecendo recursos para dar continuidade às atividades, criando oportunidades de aprendizado longe das telas e mais próximas de experiências interativas.Os temas trabalhados incluem a importância do cuidado e do desenvolvimento integral na infância, o fortalecimento dos espaços de aprendizado por meio da estrutura e do acervo disponibilizados e o estímulo à leitura como ferramenta para o letramento e a criatividade.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Brinquedoteca - Construindo Cultura” tem a produção da Cia ODU, apoio Komedi Projetos e Sancell Produções, com patrocínio da Statkraft e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União.“Na Statkraft, acreditamos que um futuro sustentável se constrói desde cedo. Apoiar projetos que levam conhecimento e consciência ambiental para as crianças é investir no desenvolvimento de uma geração mais preparada e comprometida com o planeta”, explica Ana Claudia Lima, Vice-presidente de Assuntos Corporativos da Statkraft
Sobre a Statkraft: A Statkraft tem como visão renovar a energia que impulsiona o mundo. Somos uma empresa global em operações no mercado de energia com cerca de 7 mil funcionários em mais de 20 países. No Brasil, alcançamos a marca de 2,2 GW de capacidade instalada em energia renovável, considerando projetos em construção e empreendimentos em operação. No Brasil, consideramos que temos um papel importante na transição energética. Entendendo a urgência climática e a sinergia do nosso negócio para a garantia do futuro das próximas gerações, temos o compromisso de gerar energia limpa e neutralizar nossas emissões até 2040 e net zero até 2050. Somos signatários do Pacto Global e do Movimento ODS SC e somamos esforços com todo o setor empresarial em prol dos direitos universais nas temáticas de Direitos Humanos, Trabalho, Combate à Corrupção e Meio Ambiente. Investimos em projetos sociais nas comunidades onde atuamos, promovendo ações voltadas para o fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com impacto social transformador. Dessa forma, crescemos juntos e fazemos a diferença.Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.Serviço:
“Brinquedoteca - Construindo Cultura” em Brotas de Macaúbas/BA
29/07 - Feira Nova
Escola Municipal Agostinho Ribeiro
29/07- Sede
Escola Maria de Meira Lima Costa
30/07 - Mangabeira
Escola Municipal D. Pedro I
30/07 - Cocal
Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães
31/07 - Boa Vista
Escola Municipal Luiz Viana Filho
31/07 - Sumidouro
Escola Municipal Papa João Paulo II
01/08 - Zerão
Escola Municipal Pedro Araújo