BROTAS DE MACAÚBAS: DA SÉRIE NOSTALGIA BN - [VÍDEO] PROTESTO MARCOU AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2004

Luciano Brotense
0

Nossa série, Nostalgia BN, traz um momento marcante da política brotense.

As eleições municipais de 2004 ficaram marcadas na história de Brotas de Macaúbas e até hoje são lembradas como um ponto de virada na política local.

Naquele ano, três chapas disputaram a Prefeitura: Arilton e Zenilton (PP), Licinha e Orlando (PTC) e Generosa e Cláudio (PT). A disputa tinha como pano de fundo a tentativa da oposição de encerrar o domínio político do grupo Klebista, representado pelo candidato Arilton Oliveira.

O resultado das urnas confirmou a vitória de Arilton, que foi eleito com 3.242 votos. Em segundo lugar ficou Licinha, com 2.690 votos, e em terceiro, Generosa, que recebeu 810 votos. A soma dos votos das duas candidatas da oposição (3.500) superaria o total do candidato eleito, fato que gerou revolta entre os apoiadores de Licinha.

Em protesto, eles se reuniram em frente ao diretório do PT e, em meio a palavras de ordem, gritavam frases como “O 13 é 11”, “Generonze”, aplaudiam ironicamente, defendendo a tese de que apenas a união da oposição poderia derrotar o grupo de Dr. Kleber. O clima ficou tenso e a direção do PT precisou trancar as portas do diretório, pois os militantes ameaçaram sair para um embate corpo a corpo. Em respostas ao protesto em frente do diretório, os petistas começaram a gritar o nome de sua candidata: "é Generosa, é Generosa"...

A ironia veio quatro anos depois. O mesmo grupo que em 2004 acusava o PT de favorecer o grupo Klebista ao lançar candidatura própria, se uniu à base de Dr. Kleber em 2008. Naquele pleito, Cristina e Licinha representaram a situação e defendiam a hegemonia do grupo Klebista ao longo dos anos, mas acabaram derrotadas por Litercílio Júnior e Ailton Alcântara, do PT, numa disputa acirrada. Com apenas 90 votos de frente, a vitória petista quebrou a expectativa de favoritismo do grupo Klebista e consolidou a eleição como um marco na política de Brotas de Macaúbas.

Mais de duas décadas se passaram e a política de Brotas parece uma novela com reprise infinita. Os "mocinhos" de ontem viraram "vilões" , os "vilões" viraram "mocinhos" , e com isso, ninguém pode se espantar se, na próxima temporada, até os “inimigos de outrora" estiverem de mãos dadas no mesmo palanque.
Vamos aguardar a cenas dos próximos capítulos!
 

Assista ao vídeo...

Vídeo Arquivo Brotas News
Por Luciano Brotense
Da Redação, 20/08/2005

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)