Uma operação integrada realizada na madrugada deste domingo (22/02) resultou na prisão de 10 pessoas e na morte de três suspeitos após confronto armado na zona rural de Brotas de Macaúbas. A ação ocorreu durante a Operação Nexus Nordeste 2026 – RENOE (Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas), coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
A ofensiva contou com a participação da Polícia Militar da Bahia, por meio da CIPE/Caatinga, CIPE/Chapada, BOPE, GRAER, CIPT/MO (RONDESP Meio Oeste) e da 28ª CIPM, além da Polícia Federal de Juazeiro. As equipes atuavam na erradicação de um plantio de maconha na localidade, quando foram surpreendidas por diversos indivíduos em múltiplos veículos, que tentavam resgatar a droga já erradicada e pronta para incineração.
Segundo informações policiais, ao perceberem a presença das guarnições, os suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo e fugiram em várias direções. Foram iniciados acompanhamentos táticos que culminaram na prisão de 10 indivíduos, os quais transportavam sacos contendo maconha.
Em um trecho de mata fechada, três homens voltaram a atirar contra os policiais. Houve revide e, após cessados os disparos, os suspeitos foram encontrados ao solo, ainda com sinais vitais, portando armas de fogo. Eles foram socorridos ao hospital municipal de Brotas de Macaúbas, mas não resistiram aos ferimentos.
Com os resistentes foram apreendidos: uma pistola Taurus G2C, calibre .40, com carregador e seis munições intactas; uma pistola Taurus PT57SC, calibre 7,65, com carregador e duas munições intactas; uma submetralhadora Taurus, calibre .40, com carregador, 12 munições intactas e bandoleira; além de 14 sacos grandes contendo maconha, uma gândola camuflada, 12 smartphones de diversas marcas e oito veículos utilizados na ação criminosa, entre motocicletas e automóveis.Toda a ocorrência foi apresentada à autoridade competente para adoção das medidas legais cabíveis.
Fonte: ASCOM PMBA
Da Redação, 22/02/2026






