AdSpace

segunda-feira, 10 de março de 2014

PEQUENO TREMOR DE TERRA EM BROTAS

   Um pequeno tremor de terra deixou a população de Brotas de Macaúbas preocupada na manhã desta Segunda Feira, 10/03/2014.O fato se deu por volta das 10:15 da manhã e apesar de ter sido bem rápido, cerca de 3 segundos, foi o bastante para causar um certo mal estar nas pessoas. O tremor foi sentido por grande parte da população.
   Na área comercial da cidade (Calçadão) alguns comerciantes saíram das lojas sem entender muito o que estava acontecendo. No bairro Parque das Árvores, moradores também relataram o ocorrido e por lá a intensidade foi maior. Objetos chegaram a cair de móveis e ouviu-se um forte estrondo...


Acredita-se que “o Brasil não tem terremotos”. Isso é verdade apenas em parte. Realmente, pela situação geológica do país, “praticamente” não há possibilidade de grandes terremotos catastróficos. Porém, tremores médios causando danos em construções são mais comuns do que se pensa. A cada 5 anos em média, um tremor de magnitude 5 causa algum tipo de dano em construções, chegando até a derrubar casas fracas. E mais, já tivemos tremores mais fortes no passado, com magnitude 6 na escala Richter. Tremores deste porte voltarão a ocorrer (não se sabe quando, nem onde…) podendo causar danos expressivos e muito pânico, se ocorrerem perto de cidades importantes. No seminário, serão mostradas as características dos tremores no Brasil e os estudos recentes para entender a distribuição das diversas zonas sísmicas do país. A explicação para a sismicidade “intra-placa”, i.e., de regiões geologicamente estáveis como o Brasil, ainda é um desafio para a Geofísica e tema de intensos debates na comunidade sismológica mundial.

Fonte: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 
(INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS)




Com o tremor, o acabamento da porta de vidro se soltou e causou uma pequena rachadura no chão do quintal...
Fotos enviadas pelo Internauta Rodrigo Araújo. Morador do Parque das Árvores.

PEQUENO TREMOR DE TERRA EM BROTAS
  • Título : PEQUENO TREMOR DE TERRA EM BROTAS
  • Postado por :
  • Data : 12:03
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger
Top