AdSpace

segunda-feira, 16 de março de 2015

BROTAS DE MACAÚBAS: SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA REGIONAL

Um dia histórico para Brotas de Macaúbas e Região...
Nesta segunda feira (16), quarenta anos depois que a Escola Comunidade Rural foi fundada no município, Guiomar, Presidente da Associação de Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Brotas de Macaúbas e Região (ADECORBRE) deu início a solenidade de inauguração da Escola Família Agrícola Regional (EFAR) que foi marcada por muita emoção aos que estiveram presentes no pátio da Casa Santo Afonso. E foi movido por essa emoção que, Thierry De Burghgrave, um dos fundadores da Escola Comunidade Rural na década de 70, hoje como um dos principais colaboradores do projeto, contou um pouco de como surgiu a EFA no mundo. 

A Escola Família Agrícola Regional, tem como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância onde o aluno passa quinze dias na escola e quinze dias com a família e tem como principal objetivo manter o jovem no seu meio familiar e comunitário, proporcionando a formação integral tanto dos alunos quanto dos seus familiares. Nessa primeira etapa, a Escola conta com a participação de vinte e cinco alunos dos municípios de Brotas, Ipupiara e Oliveira dos Brejinhos e o curso terá duração de quatro anos.
O evento teve a participação de lideranças políticas e religiosas dos três municípios, além de monitores da EFA de Sobradinho e do Presidente e Assessor da REFAISA. Dentre várias pessoas que fizeram uso da palavra, Juraci da comunidade de Alvorada, ex aluno da escola, chamou atenção para a importância do projeto e disse que através da agricultura familiar é possível não apenas sobreviver no semiárido brasileiro mas também viver bem e relatou a importância do projeto em sua formação profissional e familiar. José Lima, atual presidente da Fundação João Cristiano (Casa Santo Afonso), lembrou que essa Escola era um sonho do saudoso  Monsehor João Cristiano e pediu que os alunos fizessem bom uso do espaço onde a o curso será realizado.

O evento contou ainda com a presença de pessoas como Generosa, Otávio da Mata, Raimundo Porto que participaram da Escola Comunidade Rural, além de Dona Dezi, cozinheira da época. A solenidade terminou com a apresentação da atual diretoria, juntamente com monitores, professores, alunos e pais que foram apresentados ao público presente. Em seguida o Presidente da ADECORBRE, entidade mantenedora do Projeto, finalizou o evento. 






BROTAS, 16/01/2015

BROTAS DE MACAÚBAS: SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA REGIONAL
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

1 comentários:

  1. Parabéns pela reportagem. Thierry sempre levou o nome de Brotas pelo mundo... Nos visitou meados da década de 90

    ResponderExcluir

Top