AdSpace

sexta-feira, 11 de março de 2016

BROTAS NA HISTÓRIA: 100 ANOS DO BARULHO DO PEGA


100 ANOS DO BARULHO DO PEGA



MANDIOCAS X MOSQUITOS NA GUERRA DO PEGA

Resumo Extraído do Livro Ensaio Histórico do Município de
 Brotas de Macaúbas- Bahia, de Wanderley Rosa Matos, em Memória da Passagem dos 100 anos do Barulho do Pega, Como a Guerra ficou conhecida.
Brotas,11 de março de 2016.


Inicialmente gostaria de manifestar solidariedade a todas as famílias que perderam parente, amigos e conterrâneos nesta guerra de coronéis.
Manifestar solidariedade Vila Brotas, dos distritos de Fundão e Barra do Mendes, bem como a comunidade de Pega que a 100 anos viveram os Horrores desta Guerra. Gostaria ainda de dizer que a única coisa que aproveitar de uma Guerra é a decisão de nunca mais permitir a ocorrência de seus horrores, fortalecendo sempre a cultura da Paz.



Antecedentes
Em 1882 a Vila de Brotas de Macaúbas ganhara destaque na Chapada Diamantina, como um dos mais prósperos municípios da região, com uma população de 28.420 habitantes, sendo 14.251 homens e 14.169 mulheres, (Censo de 1890), tinha um imenso território, com mais de 7.000 km², que se estendia da margem direita do Rio São Francisco em Morpará, até as Lavras Diamantina, de onde era grande a garimpagem de ouro e diamantes, além de apresentar uma formidável lavoura de mandioca, fumo, milho e algodão e também grande criatório de gado, que abastecia em grande parte toda a Zona garimpeira.

Era o Início da Batalha de Barra do Mendes

BROTAS NA HISTÓRIA: 100 ANOS DO BARULHO DO PEGA
  • Título : BROTAS NA HISTÓRIA: 100 ANOS DO BARULHO DO PEGA
  • Postado por :
  • Data : 16:37
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top