AdSpace

sexta-feira, 31 de março de 2017

BROTAS DE MACAÚBAS: MUNICÍPIO COMEMORA 139 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O Município de Brotas de Macaúbas - BA, completa em 2017, 139 anos de Emancipação Política. Data oficialmente comemorada no dia 30 de Março. O Evento de ontem teve início logo cedo com uma alvorada que começou as 5:30 da manhã. Em seguida, o grupo Brotas Bike juntamente com moradores de Brotas, se reuniram na entrada da cidade para um passeio ciclístico que teve a participação do Brotense Sivaldo Lopes, tri campeão baiano de ciclismo. Após percorrer as ruas das cidades, o grupo se reuniu na Praça dos Poderes onde o Tri Campeão falou sobre a importância da prática do esporte e como começou no ciclismo até conseguir o título de Tri Campeão.

 Na oportunidade, o prefeito Litercílio Júnior falou que o evento teve seu objetivo alcançado que foi de incentivar as pessoas a praticar o esporte, pois ele mesmo sentiu vontade em participar e vai providenciar logo a compra de uma bike. Disse que a Prefeitura Municipal vai patrocinar o brotense Sivaldo afim de representar a cidade, visto que atualmente ele concorre nos eventos pela cidade de Ibotirama, a qual Sivaldo é patrocinado por uma empresa de lá. Após esse momento, houve um café comunitário. 

Em Seguida, um dos momentos mais importantes do dia aconteceu na Câmara de Vereadores. Pelo segundo ano consecutivo, o local foi usado para realização de uma audiência pública que teve como pauta principal, a real data de emancipação do município. Com participação de várias autoridades locais e um grande público, os pesquisadores de história, Wanderley Rosa Matos e Rosalvo Martins Jr, apresentaram argumentos que comprovam que a município de Brotas foi emancipado em 16 de Julho de 1878 e não em 30 de Março de 1938. Ao final, foi criado uma comissão para tratar do assunto o qual tem como objetivo a mudança da data oficial de aniversário. A audiência também foi transmitida ao vivo através do facebook e os vídeos estão na perfil de Luciano Brotense

À tarde houve apresentação da Fanfarra de Brotas pelas ruas da cidade e no Ginásio Municipal, foi realizado um torneio de futsal envolvendo 12 equipes do município. Além de dois times da sede, equipes de algumas comunidades, inclusive vindo da região do cocal. O BM City, foi o time campeão e o Chelsea ficou com o vice-campeonato. Ambos da sede. O terceiro lugar foi para um time da EFAR - Escola Família Agrícola Regional. A premiação para os ganhadores foi feita na Praça Dr. João Borges onde foi cantado os parabéns pelos 139 anos de Brotas de Macaúbas. O Evento foi encerrados com apresentações de artistas locais...

FOTOS...





























































































































Fotos: Evaldo Oliveira/Solon Gervásio/Luciano Brotense
Publicado 11:56 Atualizado 11:56
Brotas, 31/03/2017
BROTAS DE MACAÚBAS: MUNICÍPIO COMEMORA 139 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: MUNICÍPIO COMEMORA 139 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
  • Postado por :
  • Data : 11:56
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

2 comentários:

  1. Parabéns pelo reconhecimento dos 139 anos de emancipação, conforme escrituras Brotas foi emancipado em 16 de Julho de 1878 e completará no próximo 16 de julho 139 anos e não 79 anos contando a data de 30 de Março de 1938. A data de 30 de março de 1938 refere-se a chegada do interventor enviado pelo Governo do Estado da Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Espero que seja oficializada em breve, no próximo aniversário, Brotas irá saltar de 79 anos para 139 anos.

    ResponderExcluir

Top