AdSpace

quarta-feira, 2 de maio de 2018

BROTAS DE MACAUBAS: EZEQUIEL NO VALE DE OSSOS SECO



EZEQUIEL E O VALE DE OSSOS SECOS

(Por Vandilson Rosa Matos)


“... Eu senti a presença poderosa do SENHOR, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos.


Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muitos mesmo, e estavam completamente secos.


Então o SENHOR me disse: — Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo? Eu respondi: — SENHOR, meu Deus, só tu sabes se podem ou não.

Ele disse: — Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que dêem atenção à mensagem do SENHOR.

Diga que eu, o SENHOR Deus, estou lhes dizendo isto: “Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo.

Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o SENHOR. ”

Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar.

Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos.

Então o SENHOR me disse: —Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o SENHOR Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo.

Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército.

O SENHOR me disse: — Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro.

Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que eu, o SENHOR Deus, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de Israel.

Eu vou abrir as sepulturas onde o meu povo está enterrado e vou tirá-los para fora; aí ficarão sabendo que eu sou o SENHOR.

Porei a minha respiração neles, e os farei viver novamente, e os deixarei morar na sua própria terra. Aí ficarão sabendo que eu sou o SENHOR. Prometi que faria isso e farei. Eu, o SENHOR, falei ...”

O texto acima transcrito encontra-se na Bíblia Sagrada (NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje), no Velho Testamento, no livro de Ezequiel, Capítulo 37, versículos 1 a 14.
Escrita entre os anos 592 a 570 antes de Cristo,  a profecia de Ezequiel pode ser perfeitamente aplicada aos tempos atuais e a determinadas situações, circunstâncias  ou locais específicos, a exemplo da comunidade em que vivemos.

O vale de ossos secos, acima de tudo,  é uma mensagem de esperança. Ela demonstra que não há nenhuma situação que Deus não possa transformar.

Nos dias modernos [o vale de ossos secos] equipara-se à morte espiritual de uma coletividade, que, apesar de fisicamente viva,  padece sem maiores perspectivas de vida plena, numa sucessão de fatos e que aparenta não nos levará a futuro algum.

Em tais situações despreza-se o que há de mais valioso e segue-se “vivendo apenas por viver”, segundo os nossos próprios [e falíveis] pensamentos, em permanentes divisões, competições e conflitos, o que nos afasta cada vez mais de Deus e do estilo de vida que por Ele nos foi ensinado através do exemplo de Jesus Cristo.

Imagino que foi num contexto tal qual o que vivemos que Deus levou Ezequiel a um vale cheio de ossos humanos secos [morte espiritual coletiva] e o perguntou se havia ali esperança de vida.  A resposta veio do próprio Deus que o mandou Ezequiel profetizar um sopro de vida plena para dentro daqueles corpos e assim o fez  profeta conforme a ordem que havia recebido.

Como humano, simples e falível, desejo que a profecia dita por ordem de Deus por Ezequiel no vale de ossos secos  possa permear a nossa vida em comunidade e QUE HAJA VIDA PLENA NO NOSSO MEIO, QUE NOSSOS OLHOS ESTEJAM SEMPRE ATENTOS PARA A PALAVRA DO SENHOR, ETERNIZADA NA BÍBLIA SAGRADA, ao conhecimento da qual devemos nos dedicar – superando resistências e preconceitos de qualquer natureza –,  pois é lá que residem lições e ensinamentos essenciais  para uma vida plena e com sentido, de onde advém a verdadeira felicidade. Que nossa comunidade brotense possa renascer, crescer e frutificar no amor e na paz de Jesus Cristo.

De Sorocaba-SP para Brotas de Macaúbas - BA, em  1o de Maio de 2018.  Vandilson Rosa Matos. 

FOTO: IBGE
BROTAS DE MACAUBAS: EZEQUIEL NO VALE DE OSSOS SECO
  • Título : BROTAS DE MACAUBAS: EZEQUIEL NO VALE DE OSSOS SECO
  • Postado por :
  • Data : 19:25
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top