Já imaginaram a cidade de Brotas de Macaúbas sem o açude que fica na entrada da cidade? Seria algo terrível não é mesmo, já que se trata de um dos mais belos cartões postais da região! Devido às constantes secas dos últimos anos e a retirada excessiva de água, o açude vem sofrendo com uma baixa muito grande em seu nível e pode secar se não for feito um trabalho de conscientização. O assoreamento é apenas um dos fatores que preocupa.
Entre os dias 22/06 e 03/07/2019, o BN monitorou o volume de água do açude e constatou que o nível abaixou consideravelmente em pouco tempo...
Preocupado com a situação do local, entramos em contato com Jonatas Sodré (Engenheiro Sanitarista e Ambiental - Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento), para relatar o problema. O especialista que é brotense e também tem um carinho especial pelo açude, avaliou as imagens, e verificou que o assoreamento vem comprometendo o volume de armazenamento de água e, entendendo a importância desse manancial para o município, podem ser sugeridas pelo menos duas ações emergenciais para mitigar os problemas:
" A primeira seria a construção de caixas de areias na entrada da Rua Sgto. Carmelito Barbosa, próximos aos coqueiros, visando a redução da quantidade de areia que é depositada no fundo do açude.
Outra solução pode ser realizada pelos moradores e donos das propriedades às margens do açude, realizando o plantio de árvores nativas da caatinga, mata Atlântica ou cerrado (uma vez que Brotas está numa zona de transição)"...
Assista ao vídeo!
Imagens: George Queiroz
Edição: George Queiroz/Luciano Brotense
Da Redação, 03/07/2019
0 comentários:
Postar um comentário