Coluna A Gente Que Faz - A Quem Pertence o Hospital Municipal?
Por Rôney Araújo
Com a reforma da antiga policlínica, fato esse ocorrido em 2014, a mesma foi transformada em um Hospital Municipal. De lá para cá, muito se ouve a respeito de quem é o proprietário do local e se, de fato, aquele terreno, e sua estrutura, foi doado à Prefeitura. Em um vídeo, há seis anos, o então pré-candidato, Dr. Antônio Kléber, aparece falando a esse respeito, dando a entender que o prédio estava sendo cedido, naquele momento, para Administração Pública, tendo sua esposa, a ex-prefeita Cristina Sodré, como gestora. A partir dos documentos púbicos disponibilizados, tentaremos entender essa história.
Vamos começar analisando o extrato da reforma do local. Com o valor de quase 53 mil reais, a reforma e a adequação do hospital foi concluída dentro do prazo e os pagamentos realizados por meio de parcelas, como regia a licitação. Há quem afirme um aumento de mais de R$ 20.000 pagos pela própria empresa para completar a obra, mas essa informação não pôde ser checada, pela inexistência de documentos comprobatórios. Veja o extrato abaixo.
Com a reforma executada, houve a inauguração da obra e nesse dia foi proclamada a fala do pré-candidato, Dr. Kleber, a respeito da cessão do local. Entre o período de 2017 a 2020, a prefeitura de Brotas vem pagando o aluguel do espaço. Não foi possível localizar os pagamentos entre 2015 a 2016, período esse ainda na gestão da ex-prefeita Cristina. Sobre isso, é fácil entendermos. Não havia pagamento de aluguel enquanto a ex-prefeita era a Chefe do Poder Executivo. Abaixo, está o contrato de aluguel celebrado pela gestão do Sr. Litercílio Júnior com o dono do imóvel, o pré-candidato Dr. Kleber. Atentem-se para o objeto e os valores.
Como vimos, o contrato estabelece a locação do imóvel para uso da Prefeitura. Logo, jamais houve cessão do espaço. Os pagamentos referente ao aluguel, nos últimos 4 anos, podem ser consultados, a qualquer tempo, no site do Tribunal de Contas. Abaixo os resumos.
0 comentários:
Postar um comentário