AdSpace

terça-feira, 22 de setembro de 2020

BROTAS DE MACAÚBAS: BIOGRAFIA DO CANDIDATO A VICE-PREFEITO OSVALDO RIBEIRO




Coluna A Gente Que Faz

Por Osvaldo Ribeiro

 

Sou Osvaldo Ribeiro de Souza, tenho 63 anos e sou filho dos agricultores Valmir Oliveira de Souza e de Carduzina Ribeiro de Souza, oriundos do povoado de Vista Alegre, Brotas de Macaúbas.


Fui um garoto prodígio. Aos cinco anos de idade, pelos meus pais fui alfabetizado. Lia, escrevia e conhecia as quatro operações, residindo na fazenda Achuré. Nessa data, fizera uma carta ao meu avô, Moisés Archanjo de Oliveira, o qual, pela proeza do seu neto, presenteia-o com um conto de reis.


Aos 10 anos, tive a oportunidade de matricular na escola Anísio Teixeira, povoado de Lagoa Nova, concluindo, em seguida, o quarto ano primário. Aos 19 anos e 6 meses, como quase todos os jovens da época, segui para São Paulo, em 26 de novembro de 1976; com o intuito de prosseguir nos estudos; o que acontece em 1977.


Minhas ocupações: no ramo da siderurgia, área de produtos químicos; segurança, por 5 anos no setor bancário. Retornei à Brotas voltando ao campo, para a agricultura, meu berço. Desde São Paulo, envolvi com as ONGs, voltadas à defesa dos trabalhadores; o operariado. Religioso, fiz parte do conselho paroquial, trabalhei na preparação de casais ao matrimônio e para o batismo (voluntário).


Fui secretário e presidente do diretório municipal do PT. Atuei na Secretaria da Educação de Brotas na qualidade de professor, nos povoados de Pé do Morro e Lagoa do Maciel. Me Engajei no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, STR, hoje SINTRAF, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar; fui presidente, no período de  97 a 2000, fazendo uma mudança substancialmente na forma de Gestão vertical para uma horizontal. Tornei-me coordenador de arquivamento e documentação, de 2000 a 2003. Com o curso de juristas leigo, assumi a secretaria jurídica até 2004. Nesse período de 7 anos, formei uma equipe com muita potencialidade e desenvolvemos vários projetos para o município e para a região:


Pensamos a rádio comunitária, cooperativa de crédito; todas com resultados positivos no município em especial a agricultura. Na criação do sistema ECOSOL (Cooperativa de Crédito da Economia Solidária), a nível regional, fui diretor administrativo, e diretor do sistema nacional.


Em 2002, fui estagiário na CRESOL Verê, regional de Francisco Beltrão, PR. Em março de 2004, por motivos de saúde, afasto das atividades e sigo para São Paulo a tratamento até 2006, recuperando-me; em março, sou convidado fazer parte do PLANSEC, no Governo Lula, através da ADS/CUT/ESCOLA SINDICAL; na qualidade de Monitor, trabalho um grupo majoritariamente mulheres e fundamos uma cooperativa de reciclagem em Araçariguama, (COOPRAM) SP, uma experiência exitosa.


Em 2008, sou convidado a fazer parte da equipe do DRS: Desenvolvimento Regional Sustentável, (O programa Fome Zero) Governo Lula no NE, tendo como base o RN, ali, coordenei o programa de agosto 2008 a dezembro 2010; onde criamos 7 Cooperativas e uma central de comercialização. Destas, cinco para a criação da bovinocultura de pequeno porte; uma com um grupo do artesanato. Todas estas citadas, na região central do CABUGI e, por fim,  em Mossoró na transformação da ACREVI em cooperativa de reciclagem.

 

Em dezembro do mesmo ano, fui convocado através de concurso da CPTM: Companhia Paulista de Trens Metropolitano; lá desde 27/12/2010. Hoje sinto-me honrado pelo convite do PSB, a compor chapa como vice Prefeito.

 

Além do acima posto, trabalho com artes.Sou escritor, poeta; cordelista, entre outros, destaco o cordel; cultura com fortes raízes nordestinas.Tenho publicações em várias antologias poéticas.Livros, folhetos; o mais recente, (O ETÊ), publicado em agosto 2020. Agricultura, educação e cultura, é meu mundo.

 

Luas Ribeiro:

Escritor, poeta e cordelista:

Sou Osvaldo Ribeiro de Souza.



Fotos da Redação

21/09/2020

  

BROTAS DE MACAÚBAS: BIOGRAFIA DO CANDIDATO A VICE-PREFEITO OSVALDO RIBEIRO
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: BIOGRAFIA DO CANDIDATO A VICE-PREFEITO OSVALDO RIBEIRO
  • Postado por :
  • Data : 11:41
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top