AdSpace

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

BROTAS DE MACAÚBAS: VISITA A CAMPANHA ELEITORAL DE 1935

VISITA A CAMPANHA ELEITORAL DE 1935

Tempos atrás, ganhei de presente do amigo historiador Liandro Souza, um Manifesto de 1935 e uma fotografia de Nestor Rodrigues Coelho e posteriormente o Sr. Valmir Silva, filho do Sr. Aristides Francisco da Silva, me presenteou com a propaganda eleitoral de seu pai, quando foi candidato a prefeito de Ipupiara. Materiais estes, que ilustram a nossa reportagem e, são reveladores da campanha eleitoral de 1935. Eles nos conduzem a eleição realizada em 15 de novembro de 1935, cujo os candidatos foram: NESTOR RODRIGUES COELHO, prefeito nomeado em 1934 e, que venceu o SR. ARISTIDES FRANCISCO DA SILVA nas eleições de 1935, e, governou Brotas até o ano de 1945; ou seja, por 11 longos anos, sendo substituído por curtos períodos de tempo, pelos Senhores: ARTUR RIBEIRO E ADÃO FRANCISCO MARTINS, até que em 1947, com a redemocratização do Brasil, OSÓRIO DE OLIVEIRA ROSA foi conduzido pelo povo a cadeira de gestor Municipal, mas esta é uma outra história. 

 
Nestor Rodrigues Coelho - Prefeito por 11 anos seguidos

 Vamos ao revelador "manifesto ao altivo eleitorado do municípios de Brotas".

 AO ALTIVO ELEITORADO DO MUNICÍPIO DE BROTAS

 M A N I F E S T O

O Partido Político UNIÃO LIBERAL deste Município de Brotas, vem trazer a público a chapa do seu candidato a prefeito, organizada em memoráveis reuniões do seu diretório. E que devera ser sufragada no próximo dia 15 de janeiro.

Para dirigir os destinos desta Comuna, foi aclamado o Sr.

ARISTIDES FRANCISCO DA SILVA,

Alto comerciante, cidadão trabalhador e honesto, membro de numerosa e tradicional família, cujo a aclamação foi de verdadeiro e vibrante entusiasmo, pela convicção de que a sua vitória pelas URNAS LIVRES das seções divididas neste município, trará em toda sua vasta extensão territorial – ORDEM E PROGRESSO – lema fundamental de nossa estremecida Pátria Brasileira.

Para vereadores municipais, foram aclamados entusiasticamente os senhores:

ADALBERTO DE FIGUEIREDO ROCHA,

SEBASTIÃO MARTINS DE ANDRADE,

JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS,

NÓE RIBEIRO DA SILVA,

RAPHAEL ARCANJO RIBEIRO,

AVELINO DE ARAÚJO FERRO,

LUIZ ARCANJO RIBEIRO E

ARISTIDES PEREIRA LOPES.  

Tornando, assim pública a nossa chapa, entregamos inteiramente confiantes ao brioso eleitorado deste município, e especialmente aos nossos prezados amigos e leais correligionários, certos de que todos comungarão conosco no grande ideal de uma feliz prosperidade.

Eleitores amigos! Eleitorado em geral!

Da atual desordem em que se acha este município, dados os desmandos dos seus dirigentes, a continuação de tais detentores, levará, infalivelmente, esta terra de tradições gloriosas, a uma infeliz e absoluta anarquia.

Da cobrança vexatória dos impostos, resultou o aumento bem sensível da receita municipal, permanecendo o povo sem saber de sua respectiva aplicação, pois que, na atual administração, nunca foi afixado um só balancete da receita e da despesa, como determina a Lei.

Das minguadas escolas existentes no município, algumas delas ficaram sem os seus titulares, visto o desprezo que tais dirigentes votam a nobre e sagrada causa da instrução, enquanto à margem de estradas públicas são fincados troncos de madeira, numa ameaça barata e selvagem, a sociedade.

P A T R Í C I O S !

Escutai a queda dos detentores e intrujões na pugoa? Silenciosa das eleições!

Não receeis as ameaças, as covardes promessas de vingança que não passam de potocas de imbecis.

Unidos congregados, vibramos o nosso protesto, marchemos para as URNAS, com a chapa da ‘UNIÃO LIBERAL”, partido que sempre apoiou, apoia e apoiará o governo do EXMO. Sr. Capitão Juracy Magalhães.

Votemos, pois sem o menor receio para prefeito municipal em ARISTIDES FRANCISCO DA SILVA, que é o candidato destinado a redimir e salvar a nossa terra da derrocada em que se acha.

Brotas, 15 de novembro de 1935. - A Comissão Executiva.

 

Texto: Wanderley Rosa Matos

Fotos:Arquivo Wanderley Rosa Matos.

Da redação, 05/10/2020


 

BROTAS DE MACAÚBAS: VISITA A CAMPANHA ELEITORAL DE 1935
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: VISITA A CAMPANHA ELEITORAL DE 1935
  • Postado por :
  • Data : 19:48
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top