AdSpace

terça-feira, 24 de novembro de 2020

BROTAS DE MACAÚBAS: SIZENANDO ROSA DA PAIXÃO (SEU NANDO) - UMA VIDA DEDICADA AO POVO BROTENSE

A nossa singela homenagem ao "Seu Nando", 1935/2020.
Em reconhecimento aos seus serviços prestados, a Prefeitura de Brotas de Macaúbas decretou três dias de luto oficial pelo falecimento desse grande homem.

Sizenando Rosa da Paixão, nascido em 29/01/1935, era um dos 12 filhos de Cornélia de Jesus Alcântara e Severo Rosa da Paixão, uma das famílias fundadoras da Vila de Ouricuri do Ouro.

Foi casado por quase 56 anos com Dolores Neto da Paixão, com quem construiu uma grande família, de 5 filhas mulheres - Margarete, Margarene, Margarida, Nelia e Lucília - e um filho homem, a quem deu o seu nome - Sizenando.

Era um avô extremoso e muito querido pelos seus 9 netos - Marvan, Thiago, Andressa, Anderson, Gustavo, Matheus, Sophia, Liz e do pequeno Enzo -, que se antecipou uma semana, para que o avô pudesse conhecê-lo mesmo por foto, antes de sua partida.  

Durante toda a sua vida, trabalhou arduamente na agricultura familiar e como comerciante na região, para prover o sustento da sua família e era com muita satisfação, que costumava contar com muito orgulho, sobre as conquistas e sobre a postura batalhadora e vitoriosa das suas filhas e filho. 

Durante a sua vida adulta, prestou serviço à comunidade brotense, atuando como Juiz de Paz, na Sede e no Distrito da Vila de Ouricuri, realizando milhares de casamentos civis, onde fazia questão de transformar aquela ocasião, em um momento especial para os noivos, entoando palavras de incentivo e de esperança, pronunciadas de maneira solene, com aquela inesquecível voz de locutor de rádio.

Durante muitos anos, contribuiu com a comunidade e região, realizando de maneira exitosa, a mediação dos mais diversos tipos de conflitos, como aconselhamento matrimonial, divisão de bens, disputas entre herdeiros e até mal entendidos, entre os jovens e adolescentes, agindo sempre com sabedoria, o que lhe rendeu muita admiração e respeito. 

Seu Nando, como era carinhosamente chamado, era um homem forte, autêntico, falava o que pensava, era sempre astuto, sensível e perspicaz. O sorriso e o brilho no olhar eram suas características principais. Era vaidoso, encantava-se com a vida e a viveu seus quase 86 anos com uma intensidade única e pura. 

Boêmio, era presença constante nas festas da Vila e presença disputada por todos nas farras, principalmente entre os mais jovens, que costumavam se aglomerar ao seu redor, para ouvir suas histórias divertidas e suas piadas criativas.

Uma das maiores características desse grande homem era o seu coração, por ser uma pessoa cheia de sentimentos, de uma solidariedade que envolvia carinho, respeito, responsabilidade e paixão pela vida e pela família.

Era doce, batalhador, de riso fácil e opinião forte. Tinha um jeito especial de ser, era capaz de cativar e ‘dar broncas’ apenas com o seu sorriso. Existem inúmeros adjetivos que podem contemplar sua existência, mas a intensidade e o gostar de viver são capazes de resumir todos eles. 

O Seu Nando era tão forte e a sua presença tão desejada, que pairava no imaginário dos seus familiares, a ideia de que ele seria corporalmente imortal. Seu corpo realmente nos deixou numa tarde de sexta-feira (20/11/2020), porém, seu exemplo e sua história prevalecerão!

Em suas próprias palavras: “Viver 86 anos com saúde e muita alegria é coisa pra muito Luxo”.

E se a minha história e o meu exemplo prevalecerão, então "beleza pura, tá legal"!

Foto: Arquico Familiar

Da Redação, 24/11/2020

BROTAS DE MACAÚBAS: SIZENANDO ROSA DA PAIXÃO (SEU NANDO) - UMA VIDA DEDICADA AO POVO BROTENSE
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: SIZENANDO ROSA DA PAIXÃO (SEU NANDO) - UMA VIDA DEDICADA AO POVO BROTENSE
  • Postado por :
  • Data : 09:36
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top