AdSpace

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

BROTAS DE MACAÚBAS: EDSON RIBEIRO E SUA LIDERANÇA POLÍTICA















EDSON RIBEIRO E SUA LIDERANÇA POLÍTICA




A morte é um inimigo imbatível, sorrateiro e, de forma implacável, termina uma jornada sem ao menos dar oportunidade de um último adeus. Das suas inúmeras facetas, talvez a mais cruel seja exatamente aquela travestida pelo fator surpresa, pois, assim como um peixe prestes a ser fisgado, nos arrebata, deixando-nos de joelhos à sua desmesurada avidez. Ela é democrática, de fato, visitando a todos sem se importar se sua presença gera alegria ou dor.


O brotense viu novamente a sua atuação quando, inesperadamente, ceifou a vida de uma figura ilustre do município: o senhor Edson Ribeiro. Sua história confunde-se com a de Brotas por se tratar da maior liderança política dos tempos áureos de outrora. De vereador a prefeito, Edson acreditava na força da política somada a seu próprio talento para fazer as transformações na altura merecida por nossa região. Com carisma e rigor intelectual, despontou-se como referência de ontem e de hoje na política local.


Quando perdemos alguém com tal envergadura, de certo modo também ficamos órfãos das suas próprias obras e palavras, presos no próprio sentido concernente ao vazio. No entanto, o esforço para entendermos suas contribuições precisa ser sempre encarado como algo realçado; não para canonizá-lo, afinal, assim como qualquer um, foi passível de erro, mas sim para lembrarmos da nossa História e dos personagens presentes na sua construção.


A política de Brotas, com exceção a curtos períodos, teve a presença da família Ribeiro como protagonista. Esse domínio quer dizer, entre outras coisas, como a população imputa a eles deferido respeito e confiança, tudo isso conquistado ao longo das décadas. Com o saudoso Edson não era diferente. Dono de um apoio popular ímpar, na maioria das vezes logrou êxito nas empreitadas e, por onde sua caravana passava, do Buriti à Serra do Cocal, ouvia-se cumprimentos e sorrisos afetuosos.


A marca de um líder de sucesso ampara-se na flexibilidade para mensurar as situações; na congruência para impor as resoluções frente a um tratamento simétrico e respeitoso para com todos e na comunicação perene e descomplicada com o público. Certamente, essas características já eram precoces no jovem Edson, quando se lançou à Câmara nos anos sessenta, consolidando-as no percurso da sua vida pública e perfazendo as caminhadas dos sobrinhos no discorrer dos acontecimentos.


O dever de reconhecer nossas lideranças faz parte do cardápio de um brotense preocupado com o passado o qual resulta no produto visto no presente. Quiçá, constituir-se daí os rumos futuros. Obviamente, não é imperativo concordar com as ideias e a ideologia advindas dessa direção; todavia ficar alheio à realidade, vivenciando somente com o sentimento de discordância diante da validação dos agentes envolvidos, parece ser uma postura mesquinha e improdutiva.  


A edificação do histórico de Brotas foi erguida por várias mãos, tendo as do senhor Edson Ribeiro entranhada no processo de maneira singular. Com sua grande participação, contribuiu para colocar o município brotense em destaque na conjuntura baiana, além, é claro, de executar importantes benfeitorias para a população na sua performance como gestor público. 


A Coluna A Gente Que Faz expressa suas condolências à família do senhor Edson Ribeiro, desejando força e resiliência para atravessar esse momento de tormenta. E também ao público em geral, presta essa pequena homenagem sintetizando nessas linhas um pouco da essencialidade de termos líderes políticos comprometido com seus ideários e cravando seus nomes na história, assim como Edson tão bem o fez.         



Fotos da Redação

09/12/2020


  


 

BROTAS DE MACAÚBAS: EDSON RIBEIRO E SUA LIDERANÇA POLÍTICA
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: EDSON RIBEIRO E SUA LIDERANÇA POLÍTICA
  • Postado por :
  • Data : 19:34
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top