AdSpace

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

BROTAS DE MACAÚBAS: NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE EDSON CAMPOS RIBEIRO/PEQUENA BIOGRAFIA

Com grande sentimento de pesar, que comunicamos o falecimento de Edson Campos Ribeiro (Seu Edi). A notícia de sua morte pegou a população de Brotas de surpresa na noite desta terça-feira, (08). Segundo informações de amigos, Edson faleceu em salvador com complicações pós-cirúrgicas. Ao saber do seu falecimentos, amigos prestaram homenagens nas redes sociais. Foram várias mensagens de carinho a uma das maiores lideranças políticas de Brotas de Macaúbas. 

"Brotas não perde apenas um líder político. Perdemos um filho, amigo, intelectual e apaixonado pela cidade", escreveu a Ex-prefeita e amiga Licinha Barreto.


EDSON CAMPOS RIBEIRO

"A vida é como uma vela acesa, exposta ao vento, que a qualquer hora pode apagar. E o vento que dá vida, através da respiração, também soprando mais forte, pode apagar a vela e destitui-la...

Ah, se nestas horas eu pudesse ser o vento! Para soprar, suavemente a vela, apenas para manter a sua chama acesa e, em vez de apagar a luz da vida, aquecê-la eternamente, para velar a existência das pessoas do bem, que não deveriam morrer! Transformar este mundo, tão desigual, em igual, e em vez de celebrar a morte, celebrar a eternidade.

Porque, viver e ser feliz, é bom demais! Morrer, pra quê? A morte foi uma invenção que não deu certo, que não foi idealizada por Deus, mas pelo pecado, que foi uma invenção pusilânime, exclusiva do homem, em desobediência a Deus!"

Nosso Criador.

                                     Edson Campos Ribeiro – 09 de agosto de 2020.

                                                    Postado em sua página do Facebook

PEQUENA BIOGRAFIA

Edson Ribeiro, como foi originalmente registrado, ao qual, mais tarde, fez questão de adicionar o sobrenome da mãe, passando a se chamar Edson Campos Ribeiro. Nasceu no dia 07 de junho de 1935, filho do Senhor Agostinho Ribeiro e de Dona Filomena de Oliveira Campos, foi casado com dona Belita Andrade Ribeiro, com a qual teve 4 filhos: Edson Ribeiro Júnior, Marcílio José Andrade Ribeiro, Lúcia Cristina Andrade Ribeiro e Paulo Luiz Andrade Ribeiro.

Hoje aqui, em nome do povo brotense, reconhecemos o seu nome na galeria dos grandes políticos da nossa querida Brotas, pois, desde cedo, o jovem Edson Ribeiro marcou sua presença na vida pública de Brotas de Macaúbas e de toda região, seja na condição vereador, seja na condição de prefeito municipal, ou em qualquer uma das atividades que exerceu.

Sua vida foi marcada pela inquietude, pela coragem de enfrentar os desafios do dia a dia, era dono de admirável cultura, estava sempre envolvido como o estudos e com a juventude. Dono de uma boa oratória e representatividade, além de ser um político hábil e inteligente, sabia sair na frente e alcançar com sucesso aos seus objetivos.

O VEREADOR

Assim soube aproveitar de sua boa amizade e, em 1963, aos 28 anos, entrou para a política e, no primeiro pleito que participou, foi eleito vereador, para um mandato de quatro anos, de 1964 a 1967, período em que foi presidente da câmara e, que despontou como principal articulador da gestão do prefeito municipal Gaudêncio Oliveira.

FUNDADOR DO COLÉGIO.

Nesta época, especificamente o ano de 1964, apostou no grande sonho do povo brotense, e diante da sua juventude e capacidade de articulação, ganhou destaque na fundação do Colégio Normal Nossa Senhora de Brotas, e, por sua capacidade e simpatia, foi eleito presidente do Conselho Local da Campanha Nacional de Educandários da Comunidade, e, também acumulando a tarefa de professor de Educação Moral e Cívica.

1º E 2º MANDATO DE PREFEITO MUNICIPAL.

E, foi exatamente nesta época que o Jovem Edson Ribeiro, marcou fortemente a história do município pela sua dinâmica e a sua capacidade de realizar o sonho do povo brotense. A fundação do colégio, fez dele uma das principais figuras da política brotense, e assim, já em 1967 foi eleito para o cargo de Prefeito Municipal de Brotas de Macaúbas, para o mandato de quatro anos (1967 a 1970).

A dinâmica e a simpatia de Edson Ribeiro, cativou o eleitorado brotense quando em 1973, pela segunda vez, foi eleito prefeito, na condição de candidato único. Momento que retornou a chefia do poder executivo municipal, onde realizou importantes obras que marcaram a nossa história, como por exemplo a complementação da pavimentação, com calçamento, de toda as ruas da cidade, a instalação do serviço de abastecimento de água, na sede municipal,  a construção da estrada  ligando o município a BR 242, além de algumas escolas. Deu início a construção da  sede do Colégio Nossa Senhora de Brotas. Foi nesta época que foi instalado o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e, que o próprio Edson Ribeiro  fundou o Sindicato dos trabalhadores Rurais de Brotas de Macaúbas.

O SONHO DE SER DEPUTADO ESTADUAL

A boa avaliação dos brotenses e o reconhecimento regional das boas administrações do Prefeito Edson Ribeiro, deram a ele a notoriedade regional e, em 1978, foi alçado a política estadual na condição de Candidato a Deputado Estadual, pela ARENA. Voou alto, rumo ao Legislativo Baiano, para o qual contou com o apoio de seu irmão, o Dr. Antônio Carlos Ribeiro e, de uma “dobradinha” com o então candidato a Deputado Federal, pela região de Irecê, o Sr. Stoessel Dourado, o qual conseguiu, com os votos de Brotas e região, o mandato para o Congresso Nacional, enquanto, a escassa votação de Edson Ribeiro, na região de Irecê, fizeram falta para a eleição do brotense.

Sem dúvidas a derrota de Edson Ribeiro, representou a derrota do povo brotenses, e a Assembleia Legislativa da Bahia perdeu um grande representante da região.

3º MANDATO DE PREFEITO

Após a grande ousadia de ascender a Assembleia Estadual, o experimentado político e convocado para retornar a política local e, assim, em 1982  é eleito novamente para o terceiro mandato de prefeito municipal de Brotas. Época em que conseguiu realizar, dentre outras, obras como o asfaltamento da BA 156 – Rodovia Jonival Lucas, a construção do Fórum de Justiça. 

Além da participação na vida política, o agora saudoso Edson Ribeiro, também exerceu outras funções tanto nas atividades de agricultor, comerciante e Oficial do Registro de Imóveis e Hipotecas na comarca de Brotas de Macaúbas. Aposentado, formou se em direito na Faculdade São Francisco de Barreiras, passando a atuar como advogado.

SAUDADES ETERNAS

Com seu falecimentos, aos 85 anos de idade, fica para o povo brotense o exemplo do homem de bem, sempre bem preparado, político hábil, um grande líder, um vencedor, o professor, prefeito por três mandatos, um suplente de deputado estadual, o agricultor simples, o comerciante, um bacharel em direito, um bom pai de família, um marido exemplar, bom avô, bom amigo fiel, enfim; homem querido e respeitado em nossa sociedade....

 

Texto: Wanderley Rosa Matos/Luciano Brotense

Fotos: Arquivo Wanderley.

Da Redação, 09/12/2020

 

BROTAS DE MACAÚBAS: NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE EDSON CAMPOS RIBEIRO/PEQUENA BIOGRAFIA
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top