AdSpace

quinta-feira, 10 de junho de 2021

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DR. JOÃO CARLOS EPIFÂNIO


Cumprindo nosso dever de informar a população e esclarecer os fatos, ouvindo as partes envolvidas, tornamos pública a Nota de Esclarecimento enviada pela Secretaria Municipal de Oliveira dos Brejinhos, em que o Dr. João Carlos Epifânio, Diretor Técnico do Hospital Dr. João Cupertino da Silva, e um dos profissionais citados pelo relato da família, que relata negligência no atendimento de uma gestante que faleceu em decorrência da covid-19 (Relembre o caso).

A nota foi enviada à nossa redação na tarde desta quinta-feira, 10/06/2021...

Segue Nota:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

De início, gostaríamos de externar que os profissionais de Saúde do Hospital Municipal de Oliveira dos Brejinhos, lamentam com profundo sentimento a perda de pacientes /entes queridos, especificamente, os que foram vítimas do COVID-19.

Oportunamente, cumpre ser salientado, que estamos em uma batalha desleal, qual não possuímos ferramentas que possibilitem o imediatismo no combate ao inimigo oculto, COVID-19.

Como se não bastasse a árdua missão que os profissionais de saúde são incumbidos, deixar seus lares e abdicar de suas famílias e vidas para lutar diuturnamente de frente contra o COVID-19, ainda estão sendo alvo de notícias falsas propagadas pela mídia local com acusações infundadas e inverídicas.

Neste sentido, fazem-se necessários alguns esclarecimentos em face às aludidas acusações, que frisa-se, são infundadas, inverídicas e que foram publicadas no blog Brotas News em relação aos médicos e equipe do Hospital Dr. João Cupertino da Silva, notadamente contra o Dr. João Carlos Epifânio.

Exposição de motivos: 1- Em matéria, o blog afirmou que o Dr. João Carlos havia examinado determinada paciente em duas oportunidades, na quarta-feira e na quinta-feira, fato não ocorrido, uma vez que ele não esteve atendendo no Hospital nos dias supracitados. 2 – A paciente em questão vinha sendo acompanhada no CAM – Centro de Atendimento à Mulher em Barreiras 15 dias antes do internamento no HPP, momento em que foi referenciada para internação no Hospital do Oeste, no entanto, por livre e espontânea vontade não compareceu, por consequência não se internou, com aquiescência da família. 3 – Ao chegar no Hospital Municipal de Oliveira dos Brejinhos, imediatamente foram adotadas todas as medidas (protocolos) para tratamento de diabetes mellitus descompensada e em seguida, solicitado teste para COVID-19. A partir de então, todas as medidas pertinentes ao tratamento, em específico, para COVID-19, foram instituídas e a paciente foi inserida em tela de regulação, inclusive pleiteando vaga na maternidade Prof. José Maria de Magalhães Neto (referência em gestação de alto risco e vagas de UTI para COVID-19). 4 – Infelizmente, a paciente em questão, apresentou piora súbita, com hipotensão e parada cardiorrespiratória, motivo, que mesmo diante de todo empenho dos profissionais envolvidos, não foi possível reverter.

Diante do exposto, questiona-se: AONDE ESTÁ A NEGLIGÊNCIA? Salientamos que todas as medidas tomadas em relação a paciente em questão estão registradas em prontuário e dentro do PROTOCOLO de tratamento das patologias acima mencionadas.

Por conseguinte, fazem-se necessários estes esclarecimentos para que pessoas sem o menor senso de responsabilidade exponha de forma injusta e leviana os nossos profissionais de saúde, difamando-os e os desmotivando.

Sem mais para o momento, aproveitamos o ensejo para reiterar a necessidade do uso de máscaras, lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações, enfim, medidas mais do que necessárias na prevenção da infecção pelo novo corona vírus.

Dr. João Carlos Epifânio
Diretor Técnico do Hospital Dr. João Cupertino da Silva"


FIM DA NOTA

Reiteramos que a afirmação em que o médico citado pela matéria havia examinado determinada paciente em duas oportunidades, na quarta-feira e na quinta-feira, foi da família da vítima e não do Brotas News.

Esperamos que o fato esteja esclarecido, que todo esse momento de dificuldades que estamos enfrentando, sobretudo os profissionais de linha de enfrentamento à covid-19, passe logo, e que possamos voltar à vida normal o quanto antes. Finalizamos esse caso, desejando a todos saúde e que Deus nos abençoe! 

#VacinaParaTodos

Fonte: Secretaria Municipal de Oliveira dos Brejinhos
Da Redação, 10/06/2021

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DR. JOÃO CARLOS EPIFÂNIO
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top