AdSpace

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

PIATÃ: MINERADORA PRETENDE CONSTRUIR NOVO RAMAL FERROVIÁRIO; INVESTIMENTOS CHEGARÃO A APROXIMADAMENTE 2 BI

A Brazil Iron, que possui um projeto de mineração nas cidades de Piatã e Abaíra, na Chapada Diamantina, solicitou permissão ao Ministério da Infraestrutura (Minfra) para implantar uma ferrovia e um terminal ferroviário privado. O equipamento deve ter 120 quilômetros de extensão, com conexão à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e futuramente à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em Brumado.

A empresa promete investir cerca de R$ 2 bilhões e proporcionar a criação de três mil novos empregos somente para a realização das obras. O projeto, desenvolvido inteiramente com capital privado, proporcionará o escoamento do minério de ferro produzido em Piatã de forma mais eficiente e sustentável. A previsão de duração dos trabalhos é de 36 meses, que iniciará após a autorização do Ministério da Infraestrutura e do governo estadual.

“Este projeto representa um novo estágio para a produção de minério na Bahia sob todos os aspectos: seja na questão de extração, logística, peletização (agregar valor à matéria-prima), mas, principalmente, do ponto de vista de sustentabilidade e impacto econômico para o estado”, explicou Guy Saxton, CEO da Brazil Iron.

Com a nova interligação, a companhia britânica estima elevar a produtividade anual para cerca de 10 milhões de toneladas, gerando mais de 25 mil novos empregos para o estado baiano. Estudos preliminares estimam que as reservas da empresa estejam em torno de aproximadamente 700 milhões de toneladas de minério de ferro.

A Brazil Iron é uma empresa de capital fechado, com sede no Reino Unido. No Brasil, está em operação desde 2011, com 24 processos de mineração de ferro e manganês. Atualmente, a mineradora emprega cerca de 400 trabalhadores, dos quais 80% são naturais dos municípios de Piatã e Abaíra, na chapada Diamantina.

Fonte: Chapada News
Por Luciano Brotense
Da Redação, 21/10/2021

PIATÃ: MINERADORA PRETENDE CONSTRUIR NOVO RAMAL FERROVIÁRIO; INVESTIMENTOS CHEGARÃO A APROXIMADAMENTE 2 BI
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top