Após Câmara aprovar emenda de número 2 que concede reajuste salarial aos professores em 15,24% de imediato, 9% em Setembro, mais 9% em Janeiro de 2023, o executivo vetou a emenda. Com isso, a Câmara de Vereadores convocou uma nova sessão extraordinária para a próxima sexta-feira, 22/07, onde os vereadores farão a votação sobre o veto. Para derrubar o veto do executivo, é necessário um total de 6 votos favoráveis à emenda de número 2, que concede de forma fracionada os 33,24% garantido por Lei Federal.
O Sindicatos dos Servidores Públicos do Município de Brotas de Macaúbas (SINDBROTAS), convoca a classe de professores, como toda população brotense, para acompanhar a votação que define qual será o reajuste salarial dos professores brotenses. Se 15% proposto pelo executivo e aprovado pela Câmara na Sessão Extraordinária do último dia 15, ou se o veto à emenda de número 2 dos vereadores será derrubada, prevalecendo assim o reajuste de 33,24% proposto pelos vereadores de oposição...
Para Marineide, presidente do SINDBROTAS, “durante toda a negociação, ficou claro que o executivo não tem interesse em conceder os 33,24%, visto que cidades com arrecadações menores, como é o caso da vizinha Ipupiara, que já concedeu o reajuste”, pontua a presidente. “Viemos a público convocar toda população brotense para acompanhar de perto a sessão e saber quem são os vereadores que estão verdadeiramente a favor do povo e da classe de professores”, completa a presidente.
De acordo com a gestão, o motivo para o veto à emenda proposta pelos vereadores, é que é vedado o aumento de despesa por iniciativa do Poder Legislativo, portanto, a referida emenda apresenta vício de iniciativa, e, consequentemente, é inconstitucional. A matéria objeto da referida Emenda Modificativa também infringe o disposto no art. 17, da Lei Complementar nº 101, vez que criam despesa ao Poder Executivo sem a correspondente estimativa de impacto financeiro. Ademais, os cálculos foram feitos pela contabilidade, inclusive enviado as cópias do levantamento pra o sindicato, apresentando a real situação do município que atualmente não tem saúde financeira pra arcar com o percentual anunciado. Foi firmado um compromisso de reordenar a rede e posteriormente fazer novos cálculos para conceder, se possível, um novo reajuste... "Nós, mais que ninguém, queremos conceder o reajuste para nossa classe de professores, mas não podemos fazer algo que não temos condições", ressalta Gislene Leite, responsável pela pasta. "Por várias vezes já dialogamos com a entidade, mas percebemos que existem outros interesses por trás desse pleito", completa!
A sessão extraordinária vai acontecer na próxima sexta-feira, e poderá ser acompanhada ao vivo pela página da Câmara de Vereadores no facebook.
CARTA ABERTA - SINDBROTAS
"O SINDBROTAS, em nome dos professores do magistério Brotas de Macaúbas, alerta toda nossa população sobre a necessidade de uma mobilização, frente ao descaso da atual gestão municipal sobre o reajuste garantido por lei aos professores.
Alertamos também, que os educadores em conjunto com pais e alunos, estão saindo deste período pós-pandêmico. Período este, que fizeram os alunos e pais, bem como toda rede de ensino se adequar a uma nova realidade através das aulas online, mudando assim a rotina e fragilizando a formação socioeducativa desses estudantes.
O SINDBROTAS informa que, diante do descaso e falta de atenção com as necessidades dos professores, que aguardam a mais de seis meses, por uma solução da atual gestão municipal.
Diante dessa grave situação mal administrada pela Prefeitura e seus gestores, os professores afetados se reunirão, na próxima sessão da Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (22/07/2022), por esse motivo, pedimos a compreensão e a colaboração de todos os pais dos alunos, pois devido a essa negligência da gestão municipal, os professores precisarão se ausentar da sala de aula e às aulas dessa sexta-feira, vão ocorrer até às 10h00min.
Compreendendo que, em nossa sociedade, o papel do professor é educar e dos gestores, manter uma boa administração, contudo, pela falta dessa conduta proativa da atual gestão, os professores precisaram se mobilizar, a fim de, fortalecer o seu propósito, que é levar educação da melhor qualidade para os futuros cidadãos e cidadãs de nosso município".
Fonte: SINBROTAS
Por Luciano Brotense
Atualizado às 17:52
Da Redação, 21/07/2022
0 comentários:
Postar um comentário