AdSpace

terça-feira, 15 de novembro de 2022

BROTAS DE MACAÚBAS: [FOTOS] GENEROSA ARAÚJO DE OLIVEIRA CELEBRA 80 ANOS DE IDADE

No último dia 10 de Novembro de 2022, Generosa completou 80 anos de idade. Uma pequena comemoração foi restrita a familiares e alguns amigos próximos que representaram a grande família e os milhares amigos que ela conquistou ao longo dessas 8 décadas de existência. Foi um momento simples, como ela gosta e num local que representa muito sua vida; a Casa Santo Afonso...

Generosa é a terceira filha de Julinda e João de Bino, que ao todo tiveram 9 filhos:
Adalilde, Ana (em memória), Generosa, Valdete, Gildásio, Isabel (em memória), Valdelice (Licinha) em memória, Gildecí e José Wilson (em memória).

Vereadora por dois mandatos pelo Partido dos Trabalhadores, Generosa se tornou uma das figuras públicas mais conhecidas em todo território brotense, mas foi na vida religiosa que Losa, como é carinhosamente conhecida, em companhia do saudoso Monsenhor João Cristiano, teve a oportunidade de conhecer 100% das comunidades do município. Época que juntamente com Padre João, ajudou a formar as comunidades eclesiais de base...

Na última quinta-feira, 10/11, uma Missa em Ação de Graças foi celebrada pelo Padre Uelliton de Matos na Capela Santo Afonso. Além de amigos da igreja, sobrinhos e afilhados, participaram do evento as irmãs; Adailde, Valdete e Gildecí. Por questões de saúde, seu irmão Gildásio não pôde vir, mas foi representado por sua filha mais velha, Célia Santos.
 

Durante a celebração, o amigo Zelito Queiroz realizou uma leitura de um texto elaborado pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Flávio Cappio, que conta um pouco da trajetória dessa  "pequena grande" mulher...

CONFIRA:
"GRAÇAS E LOUVORES SE DEEM A CADA MOMENTO!

Olá Generosa, seriam precisos outros 80 anos para somar todos os momentos felizes que você viveu na sua missão, dentro e fora da Igreja Católica.

Na festa de Nossa Senhora de Brotas, em 08 de setembro deste ano, você recebeu inúmeros cumprimentos carinhosos de todos os brotenses, onde de maneira singular foi homenageada por nosso então líder maior, dom Luiz Flávio Caprio, bispo diocesano.

Naquela oportunidade, foram relatados fatos rotineiros de uma jovem, ainda adolescente que, aos 12 anos de idade, iniciou sua missão de cristandade, onde foi despertada em sua vida, o serviço da caridade. 

Apesar da pouca idade, Generosa Araújo de Oliveira, criou uma escola no distrito do Riacho do Carro, atuando como professora, ensinando as pessoas mais velhas, concedendo-lhes, o direito de aprenderem a ler e escrever, de maneira gratuita, e sem remuneração.

Em meados dos anos 60, iniciou-se de forma mais completa sua missão, quando acontecia as Santas Missões na Paróquia, que da qual, era professora no distrito de Novo Horizonte, passando naquela localidade, a compor o grupo que ensaiava cânticos em latim, se preparando para recepcionar o Bispo dom João Muniz, na gestão do Padre Benedito.

Em 1966, auxiliou o então padre Rogério. Em 68, foi o braço direito do padre Monsenhor João Cristiano, até a sua partida, para a casa do Pai, em junho 2012.

Deu continuidade à sua missão, na gestão de Dom Itamar, e nesta celebração, estamos relembrando homenagem feita por Dom Frei Luiz, por ocasião da festa da Natividade de Nossa Senhora, onde de maneira competente, você Losa, exerceu todos os ministérios instituídos, disponíveis para leigos e leigas, que a Igreja Católica, nos oferece.

Sua afinidade com a paroquia, fez com que ultrapassasse o ano inteiro, fazendo Curso Superior da Pastoral Catequética, no colégio das Mercês Em Salvador. Generosa não se acomodou, foi ao Rio Grande do Sul, participar do curso denominado, latino-Americano, na gestão do então, bispo Dom Orlando.

Na capital do Recife, em Pernambuco, participou ativamente do curso ACR (Animação do Cristão no meio Rural). A aproveitando o percurso, se inscreveu no curso de Formação Missionária, na cidade de Juazeiro.

Ao retornar para Brotas, foi convidada a ir a Santa Maria da Vitória, para participar curso Comunidade de Base. Bem motivada, você dizia: vocação realizada, vida feliz. Ainda como professora iniciante, aos 12 anos, Generosa, participava dos encontros de orações na casa de dona Luzia, no Riacho do Carro, diante da Imagem de Nossa Senhora da Conceição. E para sua maior surpresa, a imagem da Santa, foi trocada por outra, devido à falta de chuvas na região. Segundo os mais velhos, para que as chuvas voltassem, tinham que trocar as Santas.

Mesmo assim, não foi por falta da Igreja Física, ou até mesmo de Pastor, que Generosa, deixou de praticar virtudes, que de acordo com sua vocação batismal, onde vive o carisma e a espiritualidade, que das quais, lhes são próprias, deixou de cumprir com sua missão, dentro e fora da Igreja.

Valendo ressaltar, que apesar dos seus 80 anos, que estamos comemorando no dia de hoje, em todas as segundas feiras, Generosa, disponibiliza estudos bíblicos em sua própria residência para os interessados, gratuitamente. Além de presidir, com desenvoltura a celebração da palavra aos domingos as 9:30hs, na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Casa Santo Afonso.

O compromisso da Diocese da Barra e da Paroquia Nossa de Brotas, é reconhecer e louvar a Deus pelos serviços prestados por Generosa, que em todos estes anos de luta, dedicação e fé, certificamos: sua contribuição dentro da Igreja, não foi passageira. Somos testemunhas que, você implantou a equidade de gênero, na nossa paróquia. Você recebeu talentos de Deus, e soube administrá-los e multiplicá-los.

Você é obra de fé, ensinando sobre a persistência. Em uma de suas reflexões, Dom Luiz sempre nos orienta e puxa-nos a orelha, aconselhando nos: Não adianta seguir a Deus dentro da Igreja, e desprezar o próximo fora dela. E você Generosa, atuou dentro e fora da Igreja, com a mesma humildade e determinação de sempre, seguindo os ensinamentos, que a bíblia, nos recomenda. Mais uma vez, Dom Luiz se manifestou, dizendo: Se o Papa Francisco ordenasse mulheres, a primeira mulher a ser ordenada na diocese, seria Generosa.

Querida amiga, desejamos que seu exemplo de respeito ao próximo, chegue ao coração dos demais brotenses, e que a beleza da vocação leiga, consiste no viver do evangelho de Jesus, e que seja possível, viver o que Deus sonhou para todos, de sermos felizes no amor.         

Afirmamos ainda que, seu modelo de mulher cristã, está bem claro para todos nós, e que esse serviço, não se resume aos grupos de pastorais e movimentos dentro da Igreja, mais também fora dela. Sua conduta, tem um caráter missionário, com presença na família, na juventude, e até mesmo com os menos favorecidos.

Por fim, queremos nos manifestar mais uma vez, a nossa gratidão, nosso carinho, pelo seu testemunho de fidelidade, a paroquia, a diocese, aos serviços de evangelização prestados a nossa querida Brotas, e acima de tudo, a Deus, dizendo: muitíssimo obrigado Generosa.

Que sua disposição e vocação, graça e missão, se instale na nossa paróquia e que sejam acolhidos, dentro de cada um de nós.

Registra-se aqui, nosso abraço fraterno, de todos os paroquianos brotenses. Desejando parabéns pelos seus 80 anos, repletos de histórias, alegrias e vitórias. Feliz aniversário Generosa. Que Deus vos abençoe hoje, e proteja sempre.

Assinado:
Dom Luiz Flávio Cappio - Bispo diocesano

Padre Uelliton Matos de Souza - Administrador Paroquial".             

                 

























































BROTAS DE MACAÚBAS: [FOTOS] GENEROSA ARAÚJO DE OLIVEIRA CELEBRA 80 ANOS DE IDADE
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: [FOTOS] GENEROSA ARAÚJO DE OLIVEIRA CELEBRA 80 ANOS DE IDADE
  • Postado por :
  • Data : 11:07
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top