Ansiedade e depressão são doenças que afetam milhões de pessoas pelo mundo e além das dificuldades impostas pelas doenças, a falta de entendimento dos pacientes e de pessoas próximas, dificultam ainda mais o tratamento.ANSIEDADE E DEPRESSÃO NÃO SÃO FRESCURA!
Um dos primeiros passos para iniciar o tratamento é identificar alguns sintomas. Muitas pessoas sofrem das duas doenças, mas em muitos caos, alguns sintomas confundem...
Conheçam algumas diferenças básicas que diferem as doenças e saiba se você sobre de algumas delas, ou das duas:
Texto do Autor: Eduardo Correia (2015).
1. Uma vez meu terapeuta disse uma coisa bem importante para mim. A dica foi mais ou menos assim: “na ansiedade, você tem medo da morte. Na depressão, em muitos casos, você quer morrer”. Essas palavras deram um fim na minha dúvida, pois o meu medo maior era de ter um infarto.
2. Enquanto o ansioso vive como se estivesse em um prédio tomado pelo fogo – o corpo gera adrenalina e você acha que está em perigo –, o depressivo está com os níveis de energia baixos, falta de vitalidade. Ou seja, falta vontade para fazer algum programa ou conversar, por exemplo.
3. Com a ansiedade – eu sinto muito isso – temos uma preocupação excessiva com o futuro. Como já falei neste no site, acabamos ficando com medo de algo que pode ocorrer (ou não) daqui a três anos. Ou seja, estamos sempre buscando o futuro. Por outro lado, uma pesquisa norte-americana revelou que as pessoas com depressão associam algo do passado.
4. Impacto físico é muito comum em alguém com depressão. Rosto abatido, corpo dolorido. Na ansiedade, tirando os momentos após as crises, esse sintoma é mais difícil de observar.
5. Mudanças de hábitos são comuns em depressivos: perda de peso e vontade de dormir o tempo inteiro. Já na ansiedade não costuma ocorrer isso.”
LEMBRE-SE: NÃO TENHA VERGONHA, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!
Procure um médico e faça seu tratamento corretamente!
Foto Reprodução
Por Luciano Brotense
Da Redação, 06/03/2024
0 comentários:
Postar um comentário