AdSpace

sexta-feira, 22 de abril de 2016

BROTAS DE MACAÚBAS: PESQUISADORES DEBATEM SOBRE DATA DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO

"O primeiro passo foi dado"... Aconteceu nesta sexta-feira (22), no auditório da Câmara de Vereadores de Brotas de Macaúbas, audiência pública cuja finalidade foi debater sobre a real data de emancipação do município. Além do presidente da Câmara, Zenilton Alcântara, os vereadores presentes na audiência foram; Almir, Cléia, Geraldo, Antônio Carlos e Cleiton. A prefeita Cristina Sodré,  o vice Orlando Rodrigues também se fizeram presentes.
Convidados para debater sobre o assunto, pesquisadores como Rosalvo Martins Jr, Wanderley Rosa Matos, Niedja Sodré e Dr Edvando Santos levantaram questionamentos os quais foram discutidos na audiência. Dentre os vários temas debatidos, alguns merecem destaque. Além de uma divergência entre as datas de 16 de Julho de 1878 e 20 de Junho 1882, uma hipótese levantada por Niedja de que o segundo nome da cidade 'de Macaúbas' pode não ter relação com a cidade de Macaúbas, chamou atenção e será mais um dos quesitos que as pessoas envolvidas em chegar a um consenso irão pesquisar. Segundo estudo feito sobre o Município de Macaúbas, na enciclopédia dos municípios brasileiros, não há registro que aquele teve a área de Brotas desmembrada do seu território por meio de emancipação. 
Uma cópia de um título de eleitor do ano de 1902 apresentado por Rosalvo, reforça a tese de que a data de 30 de Março de 1938, oficialmente considerada, está equivocada. Diante dessas discordâncias, foi sugerido na audiência que se forme uma comissão para pesquisar afundo esses impasses e se chegar a uma conclusão, podendo assim fazer a retificação para que nos próximos anos a cidade possa comemorar corretamente seu dia de aniversário...

Fotos: Brotas News/ Arquivo Liandro Antiques
Publicado 16:30 Atualizado 19:00
Brotas, 22/04/2016



BROTAS DE MACAÚBAS: PESQUISADORES DEBATEM SOBRE DATA DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: PESQUISADORES DEBATEM SOBRE DATA DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
  • Postado por :
  • Data : 16:31
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

1 comentários:

  1. Bom dia:

    A data da criação do município pela lei Provincial 1817 foi em 16 de Julho de 1878, a instalação do município que se deu em 20 de Junho 1882.
    A referência de Macaúbas se deu devido a fruta da macaba que existia à época. Se verificarmos o histórico da cidade de Macaúbas, lá consta que Macaúbas pertenceu ao muncípio de Urubu, atual Paratinga, por decreto Imperial de 6 de julho de 1832.
    Outras distorções:

    Sabe-se que Chapada Velha era um distrito de Paz perto de Barra do Mendes, também o território de Brotas era conhecido com Chapada Velha.

    Também cita Fundão e Jordão, afinal foram dois distritos, na historia fala que na época de Militão e Horácio em Fundão e Pega, depois cita quando foi extinto o município de Barra do Mendes, antes que a sede fosse transferida para o Jordão, no tratado de Lençóis. No histórico de Brotas no IBGE cita que o distrito de Jordão foi criado em 1918.

    att.
    José Luciano

    ResponderExcluir

Top