AdSpace

quinta-feira, 23 de junho de 2016

BROTAS NA HISTÓRIA: FOTO RECUPERADA COMPLETARÁ 108 ANOS



FOTO RECUPERADA COMPLETARÁ 108 ANOS
                                                                  Por Wanderley Rosa Matos

                                                 Luiz Arcanjo Ribeiro
Em outubro de 2016, completara 108 anos que Luiz Arcanjo Ribeiro ofereceu sua fotografia ao “amigo íntimo Pedro Rosa em Sinal de amizade” uma pequena limpeza na imagem, quase apagada e, o compromisso de mandar fazer uma restauração definitiva, resgata uma das mais antigas fotografias de um brotense.


O Detalhe é que a foto estava prestes a ser descartada no lixo, é que a pessoa que a recebera, juntamente com outros pertences, de uma parente, falecida recentemente, para ela era apenas mais uma fotografia velha, que agora depois da morte da tia avó, perdera o sentido de ser guardada, não tinha significado algum para ela ficar com a foto guardada, estava muito apagada, além do que, "ninguém" sabia de quem se tratava.


Naquele momento uma pessoa minha amiga, pegou a foto e passou para mim, " trouxe para você Wanderley, pois sei que gosta de fotos velhas". Disse minha amiga. Fiquei muito alegre e feliz com o presente, porém também não tinha ideia de quem era a pessoa da foto, tentei ler a dedicatória escrita no verso, porém também estava muito apagada, quase imperceptível, não dava para ler.


Após a digitalização e algumas cuidados, conseguimos recuperar o texto de oferecimento da fotografia, e com uma pequena limpeza da imagem conseguimos revelar - Luiz Arcanjo Ribeiro, filho de Quintino Arcanjo Ribeiro  e Dona Tertuliana.


O texto recuperado diz:  Ofereço meu retrato ao meu íntimo amigo Pedro dos Santos Rosa em signal de amizade. Luís A. Ribeiro – Soledade, 10 de outubro de 1908.


Com a alegria de ter conseguido salvar um pedacinho da nossa história queria pedir a todos que, se por acaso não tenha interesse nas fotografias antigas guardadas pela família façam a doação das fotografias, ou ao menos nos permitam a digitalização, pois a partir das fotos realizamos pesquisas para identificação, fazemos limpeza e correção de defeitos, para enfim registrar num acervo Histórico. 

Atualmente temos um acervo com mais de 300 fotografias, principalmente sobre a família Rosa, Matos, Ribeiro, Campos e outras temos algumas dos principais gestores do município, além de paisagens locais.

Nos ajude a registrar a história de Brotas, inclusive a fotográfica doando ou permitindo a digitalização dos álbuns de famílias.
Contato: wanderleymatos2000@gmail.com
Fone/Whatsapp: (77) 99136 9706


BROTAS NA HISTÓRIA: FOTO RECUPERADA COMPLETARÁ 108 ANOS
  • Título : BROTAS NA HISTÓRIA: FOTO RECUPERADA COMPLETARÁ 108 ANOS
  • Postado por :
  • Data : 12:50
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top