De acordo com nota oficial divulgada na tarde desta quarta-feira, 23/07, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) segue ativo no município.
Segundo a nota, a prefeitura adaptou um veículo temporário com autorização da Central Regional de Urgência, enquanto providencia uma nova ambulância por meio do Novo PAC. A gestão enfatiza que no primeiro semestre de 2025, cerca de 200 atendimentos foram realizados pela equipe. Além disso, a atual administração tem investido fortemente na renovação da frota, com a aquisição de novas ambulâncias e veículos para ampliar a assistência em saúde no município.
Confira abaixo a nota completa com todos os esclarecimentos à população. 👇
"O município de Oliveira dos Brejinhos esclarece a toda população que o serviço SAMU continua em atividade/funcionamento. O acidente ocorrido, em abril, que trouxe perda total a viatura não fechou o serviço SAMU. O município, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou todos os trâmites necessários para aquisição de nova viatura e renovação de frota, via Ministério da Saúde, inclusive sendo contemplado através do Novo Pac. Contudo, para a lacuna de tempo entre processos e aquisição, foi adaptado um veículo em condições para atuar no SAMU, com devido conhecimento da Central Regional de Urgência (CRU). Defronte as dificuldades, a administração atua com zelo e foco, mantendo serviço ativo, de modo que no primeiro semestre foram realizados aproximadamente 200 (duzentos) atendimentos pré-hospitalar móvel realizado pela equipe de suporte básico de vida terrestre.
Quanto ao dia especifico do acidente na cidade, na data de 22/07, que demandava um socorro de urgência, esclarecemos que a viatura SAMU estava em ocorrência, realizando uma transferência hospitalar, via regulação, vaga zero, entre o Hospital Municipal João Cupertino da Silva e o Hospital Geral do Estado (HGE).
Salienta-se que a partir do reconhecimento da situação de frotas e demandas de saúde, a nova administração pública assumiu objetivo de qualificação de frota. Hoje, o município dispõe de 11(onze) ambulâncias, alocadas entre os serviços hospitalares, SAMU e comunidades da zona rural. Também, a prefeitura municipal vai adquirir 06 (seis) ambulâncias com recursos próprios, 03 (três) delas já licitadas; através de parceria com o Estado, receberemos mais 01 (uma); e ainda outra viatura de renovação de frota SAMU, totalizando 08 (oito) ambulâncias. Para melhor qualificação também há 01 (uma) Van e 01 (um) micro-ônibus para o serviço de TFD em parceria firmada com o governo Estadual.
Reafirmamos e compromisso com a Saúde Pública, agindo com empenho e dedicação diária para prover a qualidade e atenção devida."
Imagem Reprodução
Por Luciano Brotense
Da Redação, 23/07/2025