O grupo de voluntários, "Ajuda Animal" esteve nesta quarta-feira (1), reunido com representantes da gestão municipal para discutir medidas voltadas ao controle populacional e cuidados com os cães de rua em Brotas de Macaúbas.
Dentre as principais pautas, a viabilização da vinda do castramóvel para o município, serviço itinerante que realiza castrações de forma gratuita e segura, contribuindo para o bem-estar dos animais e para a saúde pública.
Para viabilizar a vinda do castramóvel para o município é necessário cumprir alguns protocolos importantes. O primeiro deles será o monitoramento e cadastramento dos animais em situação de vulnerabilidade, que terão prioridade no atendimento. Animais domésticos com tutores também poderão participar, desde que estejam devidamente cadastrados. Essa etapa é considerada essencial para organizar o trabalho e garantir que todos os procedimentos ocorram de forma eficiente para a realização do serviço.
Além dos voluntários do "Ajuda Animal", participaram deste primeiro encontro, o secretário de Administração, Zenilton Alcântara, o secretário de Meio Ambiente, Orlando Júnior, a secretária de Saúde, Giovana Castro, além de outros membros da gestão municipal.
Na reunião também foi falado sobre o SinPatinhas que é uma plataforma pública, gratuita e digital, criada pelo governo federal brasileiro para registrar cães e gatos em todo o país. Tornar os animais “visíveis” para as políticas públicas, ou seja, reunir dados essenciais para o planejamento de ações de bem-estar animal, como castração, vacinação, microchipagem, combate ao abandono e maus-tratos.
Para os envolvidos, a reunião marca o início de uma longa e importante jornada que exigirá o apoio e a participação popular, reforçando a importância da união entre poder público, comerciantes e sociedade civil na defesa dos animais e dos moradores.
Fotos Divulgação
Da Redação, 02/10/2025