Ex-prefeito de Ipupiara, Ascir Leite, é condenado por improbidade e fica inelegível por 5 anos.
O ex-prefeito de Ipupiara, Ascir Leite Santos, foi condenado pela Justiça Federal por atos de improbidade administrativa que causaram prejuízos aos cofres públicos durante sua gestão. Com a decisão, ele teve os direitos políticos suspensos por 5 anos, ficando inelegível nesse período. A sentença ainda prevê perda de função pública, proibição de contratar com o poder público e pagamento de multa civil.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a gestão de Ascir simulou a compra de combustíveis com recursos do FUNDEF, apresentou irregularidades em licitação para transporte escolar e desviou recursos destinados à saúde e à educação. Um dos indícios apontados foi o suposto abastecimento de veículos que estavam parados, além da compra de combustíveis em postos localizados a mais de 100 km do município, o que foi considerado injustificável pela CGU.
A Justiça considerou que houve prejuízo à administração pública e determinou, além das sanções políticas, o ressarcimento dos danos ao erário, cujo valor será apurado em fase posterior. O nome do ex-prefeito também será incluído no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa.
Apesar da condenação, ainda cabe recurso da decisão.
Foto Reprodução
Da Redação, 03/10/2025