Mais de 1,5 milhão de estudantes participaram das olimpíadas de Astronomia e Foguetes em todo o país; mais da metade dos medalhistas são da rede pública
As edições de 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) premiaram milhares de estudantes de todo o Brasil e reforçaram o protagonismo das escolas públicas no ensino de ciências. Juntas, as duas competições mobilizaram mais de 1,8 milhão de participantes e distribuíram mais de 116 mil medalhas.
OBA 2025: mais de 90 mil medalhas em todo o país
A OBA 2025 contou com a participação de estudantes de todos os níveis de ensino e distribuiu 90.860 medalhas, sendo 32.422 de ouro, 31.597 de prata e 26.841 de bronze.
Dessas, 51.565 medalhas foram conquistadas por alunos da rede pública, o que representa cerca de 56,8% dos premiados.
Aplicada em uma prova única e presencial, a OBA é dividida em quatro níveis:
-
Nível 1 – 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental;
-
Nível 2 – 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
-
Nível 3 – 6º ao 9º ano;
-
Nível 4 – Ensino Médio.
O exame de 2025 foi realizado no dia 17 de maio, com dez questões, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica.
Olimpíadas Internacionais
Os estudantes com melhor desempenho no nível 4 são convidados a participar de seletivas nacionais que definem os representantes do Brasil em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
OBAFOG 2025: ciência e criatividade nas escolas
A Olimpíada Brasileira de Foguetes também registrou resultados expressivos. Em 2025, mais de 300 mil estudantes participaram da OBAFOG, com 26.188 medalhas distribuídas — sendo 10.441 de ouro, 10.312 de prata e 5.435 de bronze.
As escolas públicas conquistaram 15.570 medalhas, representando 60,2% dos premiados.
A OBAFOG é dividida em seis níveis, de acordo com o grau de escolaridade e o tipo de foguete construído:
-
Nível 1 – 1º ao 3º ano: foguetes de canudo com ar comprimido;
-
Nível 2 – 4º e 5º anos: foguetes de papel com ar comprimido;
-
Nível 3 – 6º ao 9º ano: foguetes de garrafa PET movidos com água e ar;
-
Nível 4 – Ensino Médio: foguetes com vinagre e bicarbonato de sódio;
-
Nível 5 – Ensino Médio e Superior: foguetes de propulsão sólida;
-
Nível 6 – Categoria Manual do Mundo: foguetes multiestágios de garrafa PET.
Jornada de Foguetes
Os melhores classificados dos níveis 3 ao 6 são convidados para participar das Jornadas de Foguetes, realizadas em Barra do Piraí (RJ). O evento inclui palestras e oficinas práticas com astrônomos e especialistas, observação de constelações, apresentações e lançamentos de foguetes em pista de pouso. Durante as atividades, os participantes também concorrem a novas medalhas e troféus.
Oportunidades acadêmicas
De acordo com o professor Dr. João Canalle, coordenador da OBA e da OBAFOG, as olimpíadas despertam o interesse dos jovens pela ciência e abrem portas para o ensino superior.
“Além de tornar o aprendizado empolgante, as olimpíadas científicas abrem portas para o ensino universitário. Muitas instituições oferecem vagas e bolsas de estudo para medalhistas que estão concluindo o ensino médio”, destacou.
Entre as universidades que concedem benefícios a medalhistas estão o Centro Universitário Facens, Unicamp, USP, Unesp, Unifei, Instituto Federal do Sul de Minas e UFMS, entre outras.
Organização e parcerias
A OBA é promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Também contam com o apoio dos deputados Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, do senador astronauta Marcos Pontes, além de instituições como Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.
A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.
Crédito da Foto -Clara Sampaio
Foguete - Lançamento de foguetes - Divulgação OBA
Da Redação, 05/11/2025

.jpeg)
.jpeg)
