AdSpace

sábado, 19 de setembro de 2020

BROTAS DE MACAÚBAS: BIOGRAFIA DO CANDIDATO A VICE-PREFEITO ORLANDO RODRIGUES

 



Coluna A Gente Que Faz

Por Orlando Rodrigues


Sou Orlando Rodrigues dos Santos, nasci no antigo povoado denominado  "Pau de Imbira", essa era a pronúncia popular, sendo o nome correto Pau de Embira, hoje a conhecida Feira Nova.  Sou filho da Sra. Tomásia Rodrigues e do Sr. José Francisco dos Santos. Sou casado há 57 anos com Dona Maria de Lourdes, com a qual tive seis filhos (Alesçandra, Itamara, Andréia, Ildomar, Zezinho e Orlando Júnior), oito  netos e dois bisnetos.




Ainda menino, para ajudar minha mãe no sustento da casa, fui morar na Fazenda do Sr. João Bastos, a quem tive como pai de criação.  A convivência com o Sr. João Bastos  um fazendeiro/comerciante próspero e visionário — foi de extrema importância na minha formação. Numa  época em que a comunicação era escassa e limitada,  tive  a oportunidade de enxergar o Brasil além das serras que circundam o nosso município. Na sua companhia, rodei parte do país; inicialmente, com tropas de animais de cargas, depois  com um caminhão (o primeiro do município) levando mercadorias para serem negociadas em outros Estados. 


Ainda moço, trabalhei no recenseamento do Município, visitando casa por casa nas mais distantes comunidades, às vezes a cavalo, às vezes a pé, oportunidade em que conheci grande parte da população da zona rural, iniciando assim um grande rol de amizades.


Meu primeiro contato com a política deu-se em 1962, quando trabalhei na campanha para prefeito de Gaudêncio Oliveira, e para  vereador de Idalício Bastos (que era meu irmão de criação), época que ambos foram eleitos com expressiva votação. Nos anos seguintes, continuei assessorando Idalício em seu mandato e novamente trabalhei na campanha a qual o reelegeu. 


Em 1970, ingressei no serviço público, desempenhando minhas funções no INCRA, estreitando ainda mais o relacionamento com os produtores rurais do Município. Em 1976, lancei candidatura própria e fui eleito a vereador; na mesma eleição, também foi eleito prefeito o Sr. José Martins, com quem mantenho, até hoje, profunda amizade. Neste primeiro mandato, adquiri vasta experiência com o trato da coisa pública, pois sempre acompanhava o prefeito nas viagens à Capital, para desembaraço dos assuntos burocráticos afeitos à administração pública. 


Me reelegi em 1982, juntamente com o prefeito Edson Ribeiro e, novamente, em 1988 (mandato em que fui Presidente da Câmara dos Vereadores), com o então prefeito Antônio Kleber Ribeiro. Também disputei  as eleições municipais, ora como candidato a prefeito (2000 e 2008), ora como vice (2004), sem obter êxito. Em 2012, compus a chapa  vencedora das eleições como vice da Prefeita Cristina Sodré, encerrando o mandato em 2016.




Durante minha trajetória, percorri as centenas de quilômetros de estradas vicinais do Município, conheci praticamente todos os povoados e sua gente (a maioria pelo nome), e mantenho estreito contato com os munícipes da zona rural, servindo como interlocutor entre eles e a administração pública, nas reivindicações de melhorias e benefícios para as comunidades. Também por desfrutar da amizade e confiança da população rural, minha casa na cidade serve de apoio e está sempre com as portas abertas para abrigar o povo ou simplesmente para bater um papo, tomando um delicioso café.


Fotos da Redação

20/09/2020

BROTAS DE MACAÚBAS: BIOGRAFIA DO CANDIDATO A VICE-PREFEITO ORLANDO RODRIGUES
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: BIOGRAFIA DO CANDIDATO A VICE-PREFEITO ORLANDO RODRIGUES
  • Postado por :
  • Data : 17:11
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

2 comentários:

  1. Comentar de meu tio Orlando eh uma honra que desde menino sempre admirei como exemplo de homem de pai e principalmente de Tio...que assim como meu pai GILSON o Tratava mais que irmão...chama de Doin ..em que até hoje todos em minha casa ..eu Cintia Bruno e Dona Lola tem verdadeiro carinho...alem do cuidado que sempre teve por dina Zelinda Bastos....em fim.meu tio Orlando de criação de Coração e Alma

    ResponderExcluir
  2. Não tenho muita coisa a acrescentar, sem esquecer das nossas viagens, fazendo fichas para um serviço de CODEVASF ( Companhia do desenvolvimento do Vale do São Francisco ) muito divertida, apesar das secas!! Doin é Doin -a em palavras!! A nossa Amizade é muito grande! Eu, e meu marido Isidório Martins de Alcântara, o admiramos muito! Grande abraço a todos e fiquem com Deus !

    ResponderExcluir

Top